A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) apoia a mobilização do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES) para o reforço urgente dos estoques de sangue da Hemorrede Pública Estadual, que se encontram em nível crítico.
De acordo com o HEMOES, a atual situação dos estoques de hemocomponentes no Estado e em todo o país apresenta grau de criticidade semelhante ao registrado durante o período da pandemia, impactando diretamente a capacidade de atendimento dos hospitais da rede pública de saúde.
Responsável pela dispensação e abastecimento de sangue e hemocomponentes para todos os estabelecimentos públicos de saúde do Espírito Santo, a Hemorrede Pública Estadual necessita, com urgência, do aumento no número de doadores voluntários para garantir a manutenção de um estoque seguro e a continuidade dos tratamentos essenciais aos pacientes internados.
Diante desse cenário, a PMES orientou suas Unidades a colaborarem com a mobilização, promovendo ações de apoio dentro de suas possibilidades operacionais, seja por meio da organização de grupos de doadores, seja pela realização de ações de coleta externa em parceria com o HEMOES, contribuindo de forma solidária para a preservação de vidas.
As doações podem ser realizadas no Hemocentro Coordenador, localizado em Maruípe, Vitória, na Unidade de Coleta da Serra, ou nos Hemocentros Regionais de Colatina, Linhares e São Mateus.
A Polícia Militar do Espírito Santo reforça que a doação de sangue é um gesto simples, voluntário e fundamental para salvar vidas, e reafirma seu compromisso com a proteção da sociedade capixaba, atuando não apenas na segurança pública, mas também em ações de apoio humanitário e cidadania.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel RONALDO RAIMONDI
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo da PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br