Governo do Estado do Espírito Santo
27/08/2021 16h06 - Atualizado em 27/08/2021 17h00

PM realiza formatura do 3º Curso de Condutor de Cães Policiais

A manhã desta sexta-feira (27) tornou-se um marco histórico para a Polícia Militar do Espírito Santo e para a Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) no cenário brasileiro. 

Foi realizada a formatura do 3º Curso de Condutor de Cães Policiais (CCCP)/2021, e a partir dela a PMES se torna a primeira corporação a ter em todos os batalhões e companhias independentes pelo menos uma Patrulha K9 especializada na localização de drogas e armas de fogo.

Uma solenidade foi realizada para enaltecer este feito e formar 25 novos patrulheiros K9 para as unidades operacionais pertencentes ao CPON, CPOS, CPO Noroeste e CPO Serrano, Polícia Militar da Bahia e Diretoria de Operações Táticas da Sejus. O evento ocorreu na sede da Cioc, em Vitória.

O anfitrião, comandante da Unidade, major Cardoso, enfatizou a importância desse marco na história da instituição e quebrou o protocolo convidando todos os policiais militares da Cioc presentes a se colocarem em posição de destaque à frente da tropa formada. “Nosso efetivo de apenas 47 militares são os responsáveis por essa grande conquista, com o apoio do comando-geral e do comando do CPOE. Tudo isso é fruto de um trabalho integrado, em equipe, realizado diuturnamente com muita dedicação”, reconheceu.  

Durante a cerimônia, cinco unidades operacionais receberam cães para suas novas Patrulhas K9, sendo a cadela Alga entregue ao 3º BPM; a cadela Mona ao 14º BPM, o cão Azul à 2ª CIA IND, a cadela Diana à 10ª CIA IND e o cão Top à 15ª CIA IND.

Após a entrega dos certificados e dos listeis, o comandante do CPOE, coronel Pimenta reafirmou a sua “satisfação em estar ombreado e gladiado ao lado destes nobres policiais militares” e teceu elogios às gestões dos comandantes da Cioc, da DEIP e da PMES.

“Essas excelentes ações não teriam se concretizado se não fosse a boa gestão do major Cardoso à frente dessa disciplinada tropa. Nessa oportunidade, agradeço também ao coronel Caus pelas grandes entregas que tem realizado à Polícia Militar e o seu apoio sempre presente, corroborando nossas ideias e nos ajudando a evoluir. Não poderia deixar de agradecer também ao coronel Marin, que concedeu a aprovação de inúmeros cursos para aprimorar ainda mais a capacitação dos nossos militares. Aproveito para dar os parabéns aos novos formandos e dizer que cada dia que passa me sinto mais honrado por comandar nossas tropas especiais”, ressaltou. 

O comandante-geral, coronel Douglas Caus, falou sobre a iminente transformação da Companhia Independente de Operações com Cães para o Batalhão de Ações com Cães, que ocorrerá em breve. Falou também sobre o desejo de ampliar as dependências da Unidade para oferecer melhores condições para a realização de cursos.

“Nós trabalhamos em sintonia com os anseios da sociedade. E exercitamos o princípio da eficiência do serviço público ao expandir as Patrulhas K9 para todas as unidades da PMES. Mesmo nesse momento de pandemia temos que nos aperfeiçoar para realizar o melhor serviço de segurança pública à sociedade capixaba. A Cioc é uma unidade pequena, mas grandiosa na prestação de serviços. Por isso merece ser elevada ao nível de Batalhão. Parabéns pelo excelente trabalho que os senhores têm feito, dentro do nosso planejamento e gestão, nos ajudando a vencer desafios”, frisou.

Ao final, o comandante pediu uma salva de palmas aos familiares dos formandos presentes e também em homenagem aos policiais militares que perderam a vida durante a pandemia.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard