O 5º Batalhão, que atende aos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão, possui dois policiais que atuam no Programa Patrulha Maria da Penha e realizam visitas tranquilizadoras às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Criado em outubro de 2016, através da Lei Estadual nº 11.340, o programa estadual Patrulha Maria da Penha consiste no desenvolvimento de ações direcionadas à proteção, monitoramento e acompanhamento às mulheres em situação de violência doméstica, integrando-se às ações realizadas pela Rede de Atendimento e de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
O trabalho é realizado em uma viatura devidamente identificada para o Programa Maria da Penha, por meio de visitas periódicas às mulheres que tenham requerido Medidas Protetivas de Urgência. Os policiais realizam a avaliação do efetivo cumprimento da medida além de constatar se há casos de reincidência. Neste ano, cerca de 116 mulheres já foram atendidas pelo programa, nos municípios de atuação do 5º Batalhão.
A Polícia Militar atua em duas frentes nas ocorrências policiais ligadas aos crimes relacionados à “Lei Maria da Penha”: a emergencial via 190, que possui atenção voltada ao socorro das vítimas e a preventiva, via Patrulhas Maria da Penha.
O sargento Geter e a soldado Juliane, que são integrantes da Patrulha Maria da Penha da Unidade, afirmam que têm conquistado a confiança das mulheres atendidas e que é gratificante fazer com que elas se sintam seguras e protegidas através das visitas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br