O Regimento de Polícia Montada (RPMont) fez uma série de eventos no mês de dezembro para comemorar seu 29º aniversário. Solenidade militar, encerramento do Curso de Choque Montado e encerramento das atividades da equoterapia, entre outros.
Na manhã da última sexta-feira (17), foram concluídas as atividades da Equoterapia deste ano de 2021, com o tradicional “Natal da Equoterapia”. Um momento de celebração para comemorar crescimento e evolução no tratamento de nossos praticantes.
Teve a visita do “Cavaleiro Noel” que com a ajuda dos integrantes da Unidade Hipo, pode apadrinhar todos os praticantes proporcionando-lhes lembranças natalinas. Montado então no equino Nocaute, o “Cavaleiro Noel” deu início ao momento mais aguardado pelos praticantes, a entrega dos presentes. Foi uma grande festa.
Como disse o comandante do RPMont, o tenente-coronel Menegatti: “Praticando a empatia, ajudamos a tornar o mundo um local melhor para criarmos nossos filhos”.
No dia 09, no Pavilhão de Carapina, município de Serra, foi realizada a solenidade militar, momento em que reuniu militares, familiares e amigos da Cavalaria da PMES. Lembramos que o Regimento de Polícia Montada comemora não só 29 anos de existência, mas um período de honrosa contribuição à segurança pública.
O evento contou com a outorga da Medalha Congadas, instituída através da Portaria n° 721-R, de 19 de outubro de 2017, com o propósito de homenagear e reconhecer militares que tenham desempenhado relevantes serviços em prol do RPMont, seja na atuação na Unidade, seja em ações que colaboram para a melhoria no policiamento montado na PMES. Dentre as personalidades homenageadas neste dia está o coronel RR Gilson Carvalho Machado, que muito se empenhou no processo de aquisição dos primeiros equinos, à época de criação da Unidade Hipo, atuando como tesoureiro do processo de compra.
Na ocasião foi realizada a formatura da VI edição do Curso de Choque Montado. Capacitação que mostra-se inovadora, uma vez que contou com a presença de militares do Amazonas, Paraíba, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, além de dois agentes policiais da Polícia Nacional do Paraguai. Fato que evidencia o conhecimento agregado ao longo de 29 anos da Cavalaria da PMES, tornando-a reconhecida tanto no cenário nacional quanto no latino-americano no que tange o emprego em ações de controle de distúrbio civil. O curso teve uma duração de cinco semanas transcorridas entre o dia 08 de novembro ao dia 8 de dezembro de 2021. Por fim dado as dificuldades e o rigor necessários ao curso ao se formarem os militares recebem a denominação de “Centauro”, que é uma criatura mitológica grega, com cabeça, braços e dorso humano, porém com corpo e pernas de cavalo, representando a simbiose homem-cavalo.
No dia 08, na sede do Regimento foi realizada a diplomação dos “Amigos da Cavalaria” título presenteado como forma de agradecimento àquelas personalidades que ao longo do ano trabalharam em favor da Polícia Militar em especial junto ao Regimento de Polícia Montada do Espirito Santo, elevando os esforços da segurança pública neste Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br