Governo do Estado do Espírito Santo
14/06/2018 15h17

Negociadores da PM atuam em ocorrência na Terceira Ponte

Uma equipe de negociadores da Polícia Militar do Espírito Santo atuou em uma ocorrência na Terceira Ponte, nesta terça-feira (12), impedindo que um homem pulasse.

Após quase seis horas de negociação, três policiais militares da Companhia Independente de Missões Especial (Cimesp) conseguiram fazer com que o homem desistisse de atentar contra a própria vida.

Para garantir a tranquilidade da ocorrência, foi necessário que o acesso de veículos à ponte fosse interrompido nos dois sentidos.

O 3º sargento Anderson Keller, negociador principal na ação, explicou que o isolamento do local e o bloqueio do trânsito foram fatores importantes para o sucesso da ocorrência. “Seguimos uma doutrina de negociação em casos de tentativa de suicídio ou em ocorrências com reféns, e o isolamento da área é a primeira medida a ser tomada para que o local não sofra interferências”, explicou o sargento que estava acompanhado de outros dois negociadores.

O policial ainda salientou que um dos pilares que orienta as ações da Polícia Militar é justamente a preservação da vida. “Era uma pessoa que estava ali, passava por problemas que muitas vezes a gente desconhece e sua vida era a coisa mais importante que precisávamos salvaguardar”, apontou o Keller.

Após o resgate o homem foi acolhido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o atendimento médico.

Confiram entrevista exibida no ESTV 1ª edição desta quarta-feira (13). Os policiais falam sobre a ação da polícia em tentativas de suicídio.

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/t/edicoes/v/sargento-da-pm-fala-sobre-acao-da-policia-em-tentativas-de-suicidio/6806968/ 

Os negociadores da PMES

Policiais militares são capacitados para atuarem em ocorrências de crise, podendo ser situações com reféns ou que envolvam pessoas com pretensões suicidas. A Cimesp é a Unidade da PMES responsável por agir nesse segmento de ocorrência.

Em cinco edições do Curso de Negociação de Crises com Reféns Localizados já foram formados 106 policiais. Atualmente, a Cimesp possui duas equipes composta por três policiais militares. Eles ficam disponíveis 24 horas por dia e caso seja necessário são acionados. Ao todo 21 policiais que foram capacitados nessas formações fazem parte do efetivo da Cimesp.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard