Governo do Estado do Espírito Santo
08/12/2019 13h54 - Atualizado em 10/12/2019 10h39

Militares se destacam em competição de bodybuilder

A vida do Policial Militar é feita de superações, desde sua formação quando chega na academia militar, sem conhecer os limites que ele terá que romper para estar preparado para defender a sociedade, até o dia de sua formatura, quando passa a condição de policial militar formado iniciando uma carreira que o colocará à prova todos os dias. A vida de um policial militar é cercada de incertezas, de que horas chegará em casa, de que dia estará de folga com sua família, enfim, seu tempo torna-se curto para se dedicar à sua vida social. É nesse momento que a superação e a vontade de vencer falam  mais forte dentro da farda e assim no último dia 30/11/2019, brilhou a dedicação e empenho das três policiais militares: Cb Rúbia Kelly Azevedo, Cb Taciana dos Santos Cunha Rodrigues e a Sd Amábile Barbosa Mota que escreveram um novo capítulo de suas histórias.

Elas que após privações, preparo e disciplina, típicas de um policial militar, participaram na IV Copa Capixaba de Bodybuilder (Fisiculturismo) e Fitness, realizado no Centro de Convenções de Vitória. O evento foi chancelado pela IFBB ES e foi aberto a atletas do ES, MG e SP, no Centro de Convenções de Vitória, sendo premiadas entre as primeiras colocadas em diferentes categorias.

A cabo PM Rubia Kelly Azevedo, do efetivo da 10ª Companhia Independente, ficou entre as Top 5 na categoria até 1,68m de altura, sendo a primeira vez que Rubia Kelly Azevedo disputou a competição.

A cabo PM Taciana dos Santos Cunha Rodrigues, do efetivo do 4º Batalhão ficou com a 5ª colocação em sua primeira participação na categoria até 1,63m de altura, sendo esta a mesma categoria que participaram 12 atletas e entre elas mais uma militar, a soldado PM Amábile Barbosa Mota, do efetivo do 2º Batalhão que também se destacou entre as 6 primeiras colocadas sendo esta sua segunda participação.

O Comandante do 4º Batalhão, onde atua Cb Taciana, Tenente-coronel Marcelo Pinto de Abreu, parabenizou a militar no gabinete do 4º BPM afirmando: “Como ela faz parte da grande família policial militar, nos sentimos felizes com a sua conquista. Essa é uma grande conquista que incentiva a tropa a buscar atividades saudáveis e que tragam satisfação pessoal”, afirmou. Já o Subcomandante do 4º Batalhão, Major Patrício Bernabé Fiorim, reconheceu os esforços da atleta e sabendo dos resultados alcançados por ela, vem conduzindo um trabalho de atividades físicas duas vezes por semana com o efetivo do 4º BPM, afirmando que um policial que esteja bem fisicamente, trabalha melhor, mais motivado e o número de baixas por problemas de saúde tende a diminuir, disse.

Perguntadas sobre as motivações a buscarem estes resultados no esporte, as policiais foram unânimes em relatar que ser atleta é algo que exige muita determinação, disciplina e muitas renúncias. Segundo a cabo Taciana “Os resultados são obtidos nos detalhes, mas a recompensa é extremamente gratificante. O Amor pelo esporte seja ele qual for, é algo que transcende a vitória, a fama ou o dinheiro. Me apaixonei pelo fisiculturismo. Desde o processo da preparação, que é super desafiador, até o momento de subida ao palco, cada momento foi único e trouxe para mim uma realização não só como atleta, mas também como pessoa. No início o campeonato era uma meta para conseguir focar na dieta e nos treinos, na busca de melhorar a forma física. Porém durante o processo o que mais a motivou foi ver que além dos resultados físicos conquistados também transformei a mente, a saúde e superando limites outrora impostos por mim mesma””, afirmou a atleta.

Por sua vez cabo Rubia Kelly Azevedo considera uma conquista muito valiosa. “A preparação é muito difícil e desgastante. A satisfação pessoal é incrível. É o resultado de muita dedicação e disciplina, além de cuidar de minha saúde física e mental”.  

Já a militar Sd Amábile, que treina há 13 anos, ressalta que a preparação  requer muita dedicação, disciplina, treinamento contínuo e uma alimentação bem restrita, treinando de segunda a sábado e próximo das competições, ela divide os treinos entre musculação e cardios, chegando a fazer três cardios por dia. “O título foi de top 6, mas a sensação foi de “overall”, pois não é fácil chegar bem condicionado em uma competição, requer muita determinação, abrir mão de muita coisa, além de ter que adaptar a nossa rotina de trabalho com treinos e dieta, mas quando a gente ama o que faz, o sacrifício se torna prazeroso, valeu a pena cada esforço, pois é algo que sempre gostei”, disse ela.

Top 4

Outra militar que também se destacou na IV Copa Capixaba de Bodybuilder e Fitness, foi a soldado e atleta Camila dos Santos Siqueira, lotada no 2º Batalhão. Ela compete na categoria Bikini Fitness, acima de 1,62m e destacou-se entre as participantes, levando para a casa a medalha de Top 4 na sua terceira participação em competições.   

Sd Camila dos Santos SiqueiraSd Camila dos Santos Siqueira

A Soldado Siqueira iniciou no mundo do fisiculturismo neste ano e já carrega dois títulos de vice campeã na sua categoria, o primeiro quando estreou no esporte, no Campeonato Estreantes e o segundo no Campeonato Estadual. Ela conta também que esta foi sua melhor participação, seu melhor shape e melhor desempenho no palco, experiência incrível. “Foi surreal, não consigo esquecer esse dia”.

Segundo Camila Siqueira, a meta agora é manter o foco nos treino e na dieta, para chegar com condicionamento físico ainda melhor para as próximas competições. “O ano de 2019 foi de muita superação, pois não imaginava entrar no fisiculturismo, tudo aconteceu muito rápido e desde a minha primeira participação, já me apaixonei pelo esporte, mudou minha rotina, minha mente, sem falar nos benefícios que trouxe para meu trabalho, ele mostrou que sou capaz de ir além dos meus limites”, disse a soldado.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA

Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718

E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:

1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA

Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857

E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard