Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2021 16h57

Militares da PMES alcançam 1ª e 3ª colocações na conclusão do I Curso de Técnico Explosivista Policial em Amazonas

Na noite desta quarta-feira (09) foi realizada a solenidade de encerramento do 1° Curso de Técnico Explosivista Policial (CTEP), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O evento ocorreu no Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (MARTE), unidade promotora do curso.

O Soldado Pedro Henrique Machado Frasson e o Solado Thiago de Almeida Silva, lotados na Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), concluíram o curso e alcançaram, respectivamente, a 1ª e 3ª colocações. O curso contou com a participação de militares de diversos estados do Brasil, concluindo com êxito 14 militares, sendo dois da PMPA, um da PMSC, um da PMRR, um da PMRO, sete da PMAM, além dos dois militares da PMES.

O CTEP teve início no dia 10 de março, com duração de 03 meses, carga horária de 750 horas, divididas em 32 disciplinas, que envolvem o conteúdo teórico e muitas atividades práticas. Destaca-se que os soldados Frasson e Thiago serão as únicas praças da ativa com o Curso de Técnico Explosivista, e os únicos policias da CIMEsp com essa especialização.

O Comando da CIMEsp, percebendo a extrema necessidade de especializar policiais nessa área, levou a demanda ao Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPO-E) que, junto ao Comando Geral da Instituição, promoveram a ida dos militares para buscar a citada especialização.

Um dos objetivos é promover uma resposta técnica e qualificada para os incidentes críticos com explosivos, atendidos pelo Esquadrão Antibombas (EAB) da CIMEsp. O Comandante da CIMEsp, major Rogério, parabeniza os militares pela conclusão do curso e consequente representação positiva da unidade e instituição fora do Estado do Espírito Santo “o CTEP é um curso que exige grande dedicação, conhecimento e perícia ao lidar com artefatos explosivos. Os operadores lidam com o risco à vida de forma constante e, para isso, são muito exigidos tecnicamente. Com dois policiais especializados no EAB, continuamos com o objetivo de seguir a tríade de “treinar, dar treinamento e operar”, buscando sempre proporcionar um melhor serviço a sociedade capixaba”, concluiu o oficial.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard