Governo do Estado do Espírito Santo
24/11/2020 13h58

Militares da Cavalaria participam de Prática de Reprodução Equina no Exército Brasileiro

Policiais militares do Regimento de Polícia Montada estão participando de uma Prática de Reprodução Equina na Coudelaria de Rincão e Campo de Instrução de Rincão, Unidade Militar do Exército Brasileiro destinada à manutenção do plantel equino da Força Terrestre, localizada na cidade gaúcha de São Borja. Durante 2 semanas os militares terão contato de perto com as técnicas e manejos usados pelo Exército Brasileiro para o melhoramento zootécnico e desenvolvimento sustentável na área de criação de equinos.

Referência na América Latina, a Coudelaria de Rincão e Campo de Instrução de Rincão entrega em média 200 novos potros por ano para o Exército Brasileiro e esse sucesso na criação de equinos vai servir para ajustar as práticas de reprodução equina dentro da Cavalaria da PMES, com o intuito de torná-la sustentável em matéria de reposição de equinos. A participação dos militares é fruto de uma visita técnica ocorrida no final de julho, ocasião em que a PMES recebeu o Coronel de Cavalaria do Exército Brasileiro da Reserva Remunerada José Evandro Gervásio de Oliveira, armador oficial da Fédération Équestre Internationale (FEI), e ex-diretor da Coudelaria de Rincão e Campo de Instrução de Rincão.

Durante a carreira do Coronel Gervásio no Exército Brasileiro ele cursou doutorado em Curso Binacional Brasil-Argentina pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Agronegócios pela Universidade de Brasília, mestrado em Curso de Cavalaria pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro e pós-graduação em Instrutor de Equitação pela Escola de Equitação do Exército Brasileiro. Durante grande parte de sua carreira militar o Cel EB Gervásio foi responsável pelo manejo equestre, com foco em reprodução de equinos na Coudelaria de Rincão e Campo de Instrução de Rincão, e também foi um dos especialistas de Hipismo no Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio em 2016.

A Prática de Reprodução Equina começou nesta segunda (23) e vai até o dia 4 de dezembro. Já no primeiro dia, os militares acompanharam o trabalho com as éguas no Cio do Potro (ultrassom, palpação, hormonioterapia), coleta de sêmen de garanhões, análise seminal para verificar a motilidade e o vigor dos espermatozoides, diluição e separação de doses, coleta e transferência de embrião, além de inseminação com o sêmen coletado. Durante a primeira noite também ocorreu o acompanhamento, seleção e separação das éguas que podem parir e foi feita injeção de hormônio para influenciar a ovulação que será aplicada em outras éguas.

Para o Cap QOC Olival Martinelli Tristão de Oliveira a oportunidade representa um marco para a Cavalaria da PM. "Certamente as boas práticas do Exército Brasileiro irão contribuir para a auto-suficiência e recomposição do plantel equino da PMES", comentou. O Comandante do Regimento de Polícia Montada, Tenente-Coronel Giuliano Menegatti, também destacou essa oportunidade e agradeceu a parceria com o Exército Brasileiro ao comentar que "mais uma parceria de sucesso entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar que irá potencializar as ações de segurança pública no Espírito Santo desenvolvidas por sua Cavalaria!"

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard