Governo do Estado do Espírito Santo
24/11/2021 17h42 - Atualizado em 25/11/2021 11h54

Major da PMES participa da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social

A Polícia Militar do Espírito Santo participa, nesta semana, da terceira etapa da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento que ocorre na cidade de Sinop, em Mato Grosso, entre os dias 23 e 25, aborda a segurança no campo, com o tema "I Jornada Nacional de Policiamento Rural: Práticas e Tendências".

O major Edinei Balbino é o representante da PMES no evento. O encontro reúne especialistas das policias civis e militares de todas as unidades federativas do país, além de policiais federais, rodoviárias federais, policiais penais e outros órgãos afetos ao tema. O intuito é produzir, a partir das discussões e trocas de experiências, diagnósticos e informações para construção de uma ação de política pública nacional voltada para a segurança rural.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, destacou que é preciso uma política nacional com mais “atenção aos crimes praticados na área rural, contra a propriedade rural, contra as pessoas que moram nesse local e os trabalhadores que lá também residem’. Aqui estamos coletando esses dados, trouxemos profissionais para eles apresentarem as boas práticas e esse intercâmbio de informações ao olho da secretaria nacional nos dá condições de buscar subsídios para pensar em uma política nacional”.

Já o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso Brasil, Antônio Galvan, apontou que o debate é importância para o agronegócio e a economia nacional. “Sempre cobramos que tivessem alguma forma de dar uma segurança maior ao campo. Precisamos dessa segurança e somos merecedores, principalmente porque hoje e há muitos anos a economia principal do país é a produção agropecuária, que representa 48% das exportações e 30% PIB do país”.

A Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa promovida pelo MJSP começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard