Governo do Estado do Espírito Santo
01/07/2020 12h54 - Atualizado em 01/07/2020 12h56

Diretoria de Saúde da PMES adota novas práticas e cuidados especiais durante o enfrentamento da COVID-19

Objetivando a segurança da família militar estadual e dos profissionais que atuam no Hospital da Polícia Militar (HPM), a Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Espirito Santo (DS) passou a adotar novas medidas e critérios rigorosos de controle de processos e fluxo de pessoas no complexo hospitalar, desde que foi decretada a pandemia de Coronavirus (COVID-19), no último mês de março. 

As medidas visam a adequação e adaptação da prestação de serviços de saúde ao público alvo do hospital, de forma a minimizar os riscos sem desassistir a família militar nesse período de grande dificuldade. Dentre as principais medidas podem ser destacadas  a implantação do Sistema de Comando de Operações COVID-19 na DS, instalado para gerenciar as ações de prevenção e enfrentamento à pandemia no âmbito da PMES e CBMES, além do acompanhamento diário dos casos de suspeita e/ou confirmação de Covid-19. 

Outra medida importante é a a reforma e preparação das alas de internação da Clínica Médica e da Clínica Cirúrgica para suporte e tratamento dos casos de COVID-19; e também o reforço na atuação e protagonismo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/DS) nas ações preventivas e informativas referentes ao COVID-19;

Ainda nessa perspectiva, a Diretoria de Saúde providenciou o reforço do efetivo do Pronto Socorro, realizando o remanejamento de pessoal de setores menos impactados e a contrataçao de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os pacientes são atendidos, avaliados e submetidos a exames laboratoriais e de imagem dentro da própria Unidade. Nos casos de suspeita de contaminação pela Covid-19 é realizada a coleta de material e encaminhamento ao Laboratório Central de Estado, para realização destes exame em específico.

Além disso, foi implantado um serviço de Recepção Informativa no HPM, com a triagem, aferição de temperatura, identificação e encaminhamento do público, permitindo o ordenamento e restringindo o acesso e o fluxo de pessoas no hospital, diminuindo com isso os riscos de propagação do contagio da COVID -19.

Com relação ao agendamento e realização de consultas e cirurgias eletivas, apesar da suspensão durante o período da Pandemia, foi feito o redimensionamento do atendimento de especialidades médicas, com a disponibilização de plantonistas das especialidades médicas para atendimento dos casos graves e de urgência e emergência de forma imediata.

Também é importante destacar a realização de Campanha de Vacinação Itinerante pela equipe de imunização da DS, realizando vacinação contra gripe H1N1 nas unidades militares da PMES e do CBMES situadas no município de Vitória, evitando o fluxo de centenas de militares no ambiente hospitalar.

Como novidade, a DS planeja a implantação da telemedicina, atualmente em fase de testes e em breve disponível a toda a família militar estadual.

Reformas

Além de tais medidas, o Hospital da Polícia Militar vem passando por processo de reforma estrutural, elétrica e hidro sanitária, além da aquisição de equipamentos médicos hospitalares, contratação de exames complementares especializados e recomposição de seu quadro de pessoal, visando reestabeler e qualificar a capacidade de atendimento a seu público alvo. De acordo com o diretor de Saúde da PMES, coronel Carlos Alberto Bariani Ribeiro, algumas etapas dessa completa reestruturação já foram realizadas e outras estão em andamento, pois dependem da liberação de recursos orçamentários e autorização para a contratação de pessoal.

“Todo o planejamento foi meticulosamente realizado, revisto e aprovado pelos profissionais de cada área envolvida. Estamos trabalhando arduamente com nossa equipe para viabilizar a execução de tudo que foi previsto”, destacou o diretor.

A primeira etapa da reestruturação elétrica já foi concluída e permitiu a climatização com ar condicionados tipo Split de todo o complexo. “O novo modelo é mais econômico, moderno e funcional e substituiu um sistema de ar central instalado três décadas atrás e que estava obsoleto e inviável econômica e operacionalmente”, afirmou o coronel.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard