Na manhã desta quarta-feira (05), a Diretoria de Saúde (DS) realizou uma solenidade militar para comemorar o 26° aniversário do Hospital da Polícia Militar (HPM). Durante a solenidade, realizada no auditório do hospital, foram prestadas homenagens. Como programação das festividades, também foi realizada uma missa e um culto em ação de graças, nos dias 03 e 04 de setembro, respectivamente.
A solenidade militar contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, o subcomandante-geral da PMES, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, o comandante de Polícia Ostensiva Especializada, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, a delegada Alana Lajes e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, Carlos Magno Pretti Dalapicola.
Durante o evento foram homenageados os militares que foram para a reserva remunerada entre os anos de 2017 e 2018. Os médicos e psicólogos voluntários que se revezavam diuturnamente para acolher, tratar e acompanhar policiais e bombeiros militares em situação de crises e estresse receberam os agradecimentos por sua dedicação. Personalidades que contribuíram para as melhorias da saúde no estado e para a manutenção do hospital foram agraciadas com a medalha Primado da Saúde.
Na ocasião da solenidade, a Diretoria de Saúde aproveitou para divulgar o aumento de atendimento aos militares e a seus dependentes legais em exames e consultas no 1° semestre de 2018.
O Diretor de Saúde, coronel Márcio Eugênio Sartório, destacou o momento difícil no qual lhe foi dada a missão de cuidar da gestão da DS, uma vez que passava por um momento delicado de sua história pela falta de recursos materiais e humanos e pelo momento em que a tropa vivia. “Com muita perseverança e acreditando na capacidade das equipes que trabalham na Diretoria, colocamos em prática projetos para a melhoria dos atendimentos e serviços oferecidos. Em um ano, o HPM vive um momento crescente em parcerias, reformas e serviços oferecidos”, destacou o coronel Sartório.
Parcerias foram feitas para que o policial e o bombeiro militar fossem melhor atendidos no hospital. Entre as melhorias estão às ações externas de prevenções cardiovasculares, programas antitabagismo, controle de hipertensão e diabetes, assim como informações sobre disponibilidade de vagas em consultas e exames que são lançadas em grupos de whatsapp de militares, para que os servidores e seus dependentes tenham em suas mãos, de forma prática, as agendas das mais diversas especialidades que o HPM oferece.
“O projeto de reestruturação do serviço de saúde do HPM conta com a policlínica funcionando nos três turnos, de segunda a sábado com 32 especialidades; a facilitação da marcação de consulta por telefone, e-mail, whatsapp e online; o Centro de Diagnóstico; Pronto Socorro 24 horas com leitos de UTI de passagem; o novo prédio do Centro de Promoção Social e o Programa de Saúde Mental e Saúde Itinerante. Alguns itens já estão em funcionamento e estamos trabalhando incessantemente para que este projeto se torne realidade o mais rápido o possível, a fim de atender com dignidade e respeito a toda família militar”, frisou o Diretor de Saúde.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br