24/09/2021 11h02 - Atualizado em 24/09/2021 11h05

Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar participa da “Semana das Juventudes por Plenos Direitos” em Serra

A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) participou da “Semana Municipal das Juventudes por Plenos Direitos” na manhã da última quinta-feira (23). Entre os dias 18 a 25 de setembro, o município da Serra foi palco de atividades de cidadania, arte, esporte e cultura, voltadas para a juventude.

A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e em parceria com o Conselho Municipal da Juventude, contando com o apoio com o de diversas secretarias municipais, Apae, Ceturb e de integrantes da sociedade civil organizada.

A programação contou com diversas atividades como: subida ao Mestre Álvaro, luau na praia de Manguinhos, incluindo a limpeza desses dois pontos turísticos; grafitagem; apresentações artísticas nos terminais de ônibus; oficina de skate; rodas de conversas nas escolas e instituições; cineclube; exposição de fotografias e apresentação de vídeos.

Todo planejamento foi pautado pelos 11 direitos previstos no Estatuto da Juventude: Direito à Diversidade e à Igualdade, ao Desporto e ao Lazer, à Comunicação e à Liberdade de Expressão, à Cultura, ao Território e à Mobilidade, à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça, à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda, à Saúde, à Educação, à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

Diante disso, a Policia Militar foi convidada a dar sua contribuição.  E na manha de ontem foi realizada uma formação em Direitos Humanos e Juventude para agentes de Segurança Pública no CRAS/CAI de Jardim Carapina/ Boa Vista.

Na oportunidade, o capitão Jefferson Nunes Pereira Júnior DDHPC palestrou para um público de 46 pessoas, sendo 10 agentes de trânsito, 26 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), conselheiros e convidados. O tema da palestra foi “Garantia do Direito à Segurança Pública: abordagens para enfrentamento aos preconceitos e a estigmatização da juventude negra.” O Oficial abordou a relação entre temas como juventudes, racismo estrutural e a aplicação prática dessa abordagem na atuação do operador de segurança pública voltada a garantia de direitos da juventude negra e da promoção da igualdade racial.

Segundo a senhora Rosilene Bellon, a atividade foi engrandecedora e foi gratificante na perspectiva de uma formação continuada que favoreça a garantia de direito da juventude negra: “Urge a necessidade de políticas públicas que entendam as especificidades do jovem negro e a palestra do capitão Pereira possibilitou aos agentes da guarda e do trânsito de Serra um olhar mais sensível às demandas por proteção e segurança dessa juventude”.

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA

Tel. (27) 3636-8715