Governo do Estado do Espírito Santo
28/09/2021 16h59

Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária apresenta curso EAD ao Alto Comando da PMES

A Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) apresentou ao Alto Comando a 1ª edição do Curso de Ensino a Distância (EAD) autoinstrutivo em Polícia Comunitária. A apresentação foi na tarde desta terça-feira (28), no Gabinete do comandante-geral.

O diretor-adjunto de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, tenente-coronel Sandro Roberto Campos, apresentou a arquitetura planejada para curso, concebido e coordenado pela equipe da Divisão de Polícia Comunitária, ao comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, ao subcomandante geral, coronel Ronaldo Mutz e ao chefe do Estado-Maior Geral (EMG), coronel Antônio Marcos de Souza Reis.

Os membros da equipe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC que compõem a coordenação do curso, bem como oficiais e praças da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa bem como da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação também participaram da apresentação como responsáveis pela estruturação de todas as atividades.

Destinado às praças e oficiais da PMES, o curso propõe-se a capacitar os policiais militares para exercerem suas atividades voltadas para a aproximação com as comunidades, utilizando a filosofia e prática de polícia comunitária. Serão capacitados um total de 240 policiais, distribuídos em duas turmas, uma com início em outubro e a outra em novembro deste ano. Sua organização será realizada em cinco módulos:

• Módulo I - Contextualização, sociedade e violência;
• Módulo II - Doutrina e aspectos práticos;
• Módulo III - Lidando com comunidades;
• Módulo IV - Polícia Comunitária comparada e;
• Módulo V - Direitos Humanos e prevenção.

A capacitação anual de 200 policiais em cursos com a temática comunitária é uma das contrapartidas contratuais previstas pelo Contrato de Empréstimo nº 3279/OC-BR firmado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado do Espírito Santo para o quadriênio 2019-2022.

“A plataforma produzida, onde acontecerá o curso, é uma ferramenta que está ampliando as possibilidades na PMES. Uma das poucas instituições que possuem tal instrumento, pontuou o coronel Souza Reis.

Para o comandante-geral da PMES “a criação do curso EAD demonstra o esforço e a criatividade dos profissionais das diretorias envolvidas na busca de formas para cumprir os compromissos contratuais assumidos. Parabéns pela produção desse conhecimento. Esse é o caminho que a PMES tem que trilhar. Atender a um dos nossos propósitos, que é a produção de doutrina”, destacou.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard