Governo do Estado do Espírito Santo
03/06/2022 09h30

Dia Nacional da Educação Ambiental

Nesta sexta-feira (03), comemora-se o Dia Nacional da Educação Ambiental. A data foi instituída com o intuito de lembrar a necessidade de fortalecimento de políticas e práticas educativas para a conservação socioambiental e a construção de sociedades sustentáveis.

A educação ambiental contribui para formar pessoas comprometidas e atuantes na luta por direitos e participação nas decisões dos rumos socioambientais de seus territórios, comunidades e regiões.

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), apoia e executa projetos de educação ambiental para formação e informação das comunidades rurais e urbanas no âmbito do Estado, com apresentações direcionadas para cada público específico.

Uma das atividades realizada pela equipe de Educação Ambiental é o Programa Educacional de Formação e Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas). O objetivo geral do programa é levar aos alunos uma forma de aprendizagem diversificada, lúdica e dinâmica, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento e a conscientização socioambiental.

O Proefas foi institucionalizado em 2021, se tornando patrimônio da PMES. No primeiro semestres de 2022 serão formados mais de 220 crianças. Há também a previsão do curso de formação para instrutores do Proefas em agosto deste ano, o que vai preparar mais policiais militares para aplicar o programa, disseminando-o para todo o estado.

A mobilização pela causa ambiental precisa estar no cotidiano da sociedade. Por isso que ela não deve estar restrita somente às escolas, já que não é só no ambiente escolar que a educação acontece, mas também em todos os momentos da vida e para toda a sociedade.

A Polícia Militar entende que a educação ambiental é primordial, pois contribui de forma preventiva para a redução dos índices de criminalidade ambiental, já que leva informação e orientação acerca dos males causados pelas ações danosas aos recursos naturais renováveis e não renováveis, além de dar conhecimento acerca das penalidades a que o infrator ambiental está sujeito.

Assim, a mobilização pela causa ambiental deve ser um processo permanente, presente ao longo de toda a vida, em distintos espaços sociais, de forma a despertar a consciência para a urgente necessidade de preservação ambiental.

  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard