O Comando de Polícia Ostensiva Norte da Polícia Militar (CPON), divulgou nesta quinta-feira (28), os resultados obtidos em 2020, pelas Unidades Operacionais sobre sua coordenação: 5ºBPM, 12ºBPM e 13ºBPM. Os dados abrangeram os municípios de Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Fundão, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário.
O empenho dos policiais militares que atuam na região resultou na redução de 1,9% nos homicídios dolosos em relação a 2019, sendo a única região do Estado do Espírito Santo que apresentou queda neste índice no ano de 2020.
As ações preventivas planejadas pelo comando regional em conjunto com os comandos das unidades executaram 12.943 operações policiais, um aumento de 47,8% comparados com 2019, as quais, conjuntamente com as atividades operacionais diárias, resultaram na abordagem de 302.2015 pessoas e 148.903 veículos, na prisão em flagrante de 5.402 pessoas e uma elevação de 42,9% das apreensões de entorpecentes, totalizando 180,5 quilos e 82.387 unidades de diversos tipos de drogas. Também foram recuperados 424 veículos/motocicletas produto de furto/roubo e apreendidas 657 armas de fogo.
No ano de 2020, em cumprimento às diretrizes do Comando Geral da PMES, os profissionais do CPON desenvolveram e expandiram para toda a Polícia Militar o Sistema de Informação Georreferenciada – “SIGEO”, sistema atualmente disponível no Portal da PMES e que disponibiliza informações, análises estatísticas e gráficos lineares e georreferenciados dos atendimentos registrados. Concomitantemente treinou centenas de militares: operadores e pontos focais, via videoconferência, em todas as unidades operacionais da PMES.
“É assim, com uma gestão técnica e compromissada, aliada a ferramentas tecnológicas e ao empenho e dedicação dos nossos valorosos policiais, que conseguimos obter estes excelentes resultados no ano de 2020, mesmo diante do enorme desafio que a Pandemia do COVID-19 impôs à Polícia Militar, nos adaptamos e permanecemos fortes, na nossa missão de proteger o cidadão capixaba. Parabéns a todos os policiais militares que atuam na área do CPO-Norte”, disse o coronel CPON, Marcelo Assis.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br