23/10/2020 14h46 - Atualizado em 23/10/2020 15h01

CPOE encerra primeira etapa do ciclo de qualificação e treinamento

Na manhã desta sexta-feira (23), aconteceu o encerramento da primeira etapa do 1º Ciclo de Qualificação e Treinamento do CPOE. As palestras aconteceram durante os dias 19, 20, 21 e 23 de outubro deste ano, na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, localizado em Barcelona, município da Serra.

Estiveram presentes o comandante de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, o diretor de Comunicação Social da PMES, coronel José Augusto Piccoli de Almeida, os comandantes das Unidades Especializadas e seus oficiais. Num segundo momento, o ciclo ainda contará com a Instrução de Tiro Policial, no próximo dia 05 de novembro, na Academia de Polícia Militar.

Diversos temas foram apresentados e discutidos de forma a promover o conhecimento e engajamento dos oficiais do CPOE nas particularidades de cada Unidade Especializada, bem como de algumas diretorias, sendo eles: A CIMEsp e a dinâmica do gerenciamento dos incidentes críticos no âmbito da PMES; A DAL e a elaboração do termo de referência; A CIOC e o emprego Policial Militar do cão; A Cia de Guarda e segurança dos dignatários; A DF e ciclo da despesa, LDO/PPA/LOA, execução orçamentária; Evolução estatística dos contratos pertinentes às Unidades do CPOE; A DITC e a reunião virtual – uso do Conecta; O BPMA e a Lei Complementar Estadual nº 936 de 27.12.2019; A Cia de Patrulha Escolar e os tempos modernos, violência e a necessidade de novas percepções;  A alcoolemia e ação operacional do BPTran;  A PMES e o Transtorno do Espectro Autista – TEA, uma reflexão necessária.

O evento finalizou com a palestra “Relações Interpessoais, gestão e impactos psíquicos: uma conversa com Oficiais da PMES”, proferida pela Dra. Janice do Carmo Demuner Magalhães, psicóloga, que trouxe em pauta as maneiras de se trabalhar a confiança do gestor, sendo esta relacionada ao tempo de serviço na corporação e objeto a ser desenvolvido no cotidiano do policial militar.

Em todo o momento a Dra. Janice buscou levar os oficiais presentes à reflexão sobre o dinamismo de suas emoções, avaliar como está sendo o seu comandamento, o que está sendo gerido em suas vidas e em seus ambientes de trabalho. A palestrante, ainda, ressaltou a necessidade de se ter autoconhecimento, dizendo que para tê-lo não é preciso ser perfeito, mas sim conhecer os seus limites e fragilidades. “Os oficiais serão melhores gestores se estiverem bem sentimentalmente”, explanou a palestrante.

O coronel Augusto, dada a palavra, disse: nós somos uma família, a tropa especializada é uma família na qual o comandante consegue entender as subjetividades que se encontram por dentro das fardas, com uma relação de proximidade e confiança, de compreensão e cumplicidade.

Com o uso da palavra, o coronel Pimenta agradeceu a todos os participantes e colaboradores. “Nós policiais militares devemos envidar todos os esforços no sentido de manter incólume a qualificação e treinamento constantes de nosso público interno, especialmente de nossa tropas especializadas, a fim de consolidar ações e intervenções policiais mais efetivas, obviamente sem prejuízo de outras medidas que fomentem nos seus recursos humanos o orgulho e a motivação de ser guerreiro de Ortiz em terras capixabas, o que não podemos prescindir”, disse o comandante.

“Meu obrigado com louvor a todos pelo brio, disciplina, garbo, comprometimento e competência, o que me torna um orgulhoso comandante deste CPOE. E para não perder o costume: sigamos adiante, senhores, com força na missão e Deus no coração! Muito obrigado a todos.”, finalizou o coronel Pimenta.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA

Tels. (27) 3636-8715