Governo do Estado do Espírito Santo
18/06/2021 15h07 - Atualizado em 18/06/2021 15h08

CPOE comemora seu 9º aniversário

Na manhã desta sexta-feira (18), foi realizada a solenidade alusiva ao 9º aniversário do Comando de Policia Ostensiva Especializada (CPOE). A cerimônia foi aconteceu na sede de uma de suas Unidades Operacionais, no Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em Barcelona, no município de Serra.

 

Na ocasião, além de comemorar mais um ano do CPOE, autoridades militares e civis foram agraciados com a medalha “Mérito do Comando de Polícia Ostensiva Especializado da Polícia Militar do Espírito Santo” em reconhecimento e prestígio àqueles que contribuem para a consolidação das atividades do CPOE perante as necessidades da sociedade capixaba.  Também foram entregues certificados aos palestrantes que possibilitaram a realização do 2º Ciclo de Qualificação e Treinamento do CPOE, como uma forma de valorização daqueles que buscam  agregar valores, conhecimentos e sugestões para o melhor e mais qualificado exercício de suas funções.

 

O evento contou com a participação do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ofranti Ramalho; do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; do subcomandante-geral, coronel Ronaldo Mutz; o chefe de Estado-Maior Geral, Antonio Marcos de Souza Reis; o comandante de Polícia Ostensivo Especializado (CPOE), coronel Carlos Ney de Souza Pimenta; os comandantes das respectivas Unidades Especializadas e também os homenageados com a outorga da medalha mérito do CPOE.

 

Em seu momento de fala, o coronel Alexandre Ofranti Ramalho afirmou ter escolhido parceiros que se preocupam com o resultado no futuro quando fazem gestão e que hoje não é necessário interferir no prosseguimento a todo planejamento feito pelo Alto Comando da PMES. Ele relembrou histórias que já vivenciou e salientou “a cada aniversário é importante relembrar os atores que iniciaram e impulsionaram o início das Unidades Especializadas. Hoje é um dia festivo e é uma honra receber essa comenda que pra mim diz muito pelo que eu vivi nas tropas especializadas”, finalizou.

 

O coronel Douglas Caus iniciou sua contribuição saudando os militares da reserva remunerada com uma salva de palmas e disse “os senhores são da nossa grande família”.  Em seguida o comandante-geral enfatizou a importância da tríade: diagnosticar, planejar e gestar para garantir o produto direto da policia militar que é a segurança pública à sociedade capixaba. “Com um bom assessoramento e uma reengenharia operacional e administrativa conseguimos o enfrentamento sistemático da criminalidade e o CPOE é um apoio fundamental para chegarmos a resultados positivos”.

 

“Qualquer outro interesse que não seja institucional não é bem vindo à PMES”, finalizou o coronel Caus ao declarar a importância da cultura institucional no conjunto das ações do coronel ao soldado.

 

“Comprometimento e o espírito de corpo que são virtudes essenciais em tropas especializadas”, disse o coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, comandante do CPOE, após dar boas-vindas.

 

Ele reiterou a importância de fomentar em nosso público interno o orgulho e a motivação através da 2º ciclo de treinamento e também externou sua satisfação em congratular autoridades com a medalha mérito do CPOE. “É com enorme satisfação e orgulho que felicito todos os agraciados. Os senhores fizeram muito por merecer esta honraria que ressalta o brio, o valor, a dedicação, o destemor e a altivez dos guerreiros deste seleto e especializado grupo de militares e civis”.

 

Histórico do CPOE

 

O Comando de Polícia Ostensivo Especializado (CPOE) foi criado por decreto no dia 19 de junho de 2012, possuindo característica de escalão intermediário de comando, estando diretamente subordinado ao comandante-geral e ao subcomandante-geral da PMES.

 

Possui como missão precípua o planejamento, comando, supervisão, coordenação, controle operacional e fiscalização de todas as unidades especializadas da polícia militar do espírito santo, visando o exercício da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública por meio de ações e operações em todo o território do estado do espírito santo.

 

As unidades operacionais subordinadas ao CPOE são sediadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, tendo como área de articulação todo o estado do Espírito Santo, atuando de acordo com as demandas exigidas.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard