Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2021 14h47 - Atualizado em 10/06/2021 15h01

Comando Geral publica importante Portaria da Sesp que disciplina o Gerenciamento de Crise

No último dia 21 de Maio do corrente ano foi publicada no Boletim Geral Nº 020-2021 da PMES a Portaria Nº 08-R, que disciplina, no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, a competência para o atendimento de incidentes críticos com reféns e pessoas com ideação suicida no Estado do Espírito Santo, por parte da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Ela normatiza todo o processo que envolve as forças de segurança no âmbito estadual, otimizando assim os esforços na busca pela solução aceitável dos incidentes críticos que a instituição, por meio de suas unidades se depara e soluciona.

Segundo o Cel Carlos Ney de Souza Pimenta, torna-se importante registrar que um dos pilares da gestão do CPOE, com a capacitação, é o incremento e patrocínio de doutrinas que embasem as ações policiais militares das nossas unidades especializadas, pois requerem protocolos que as regulem.

Neste contexto a formalização de procedimentos policiais militares no advento desta Portaria, além de salvaguardar as ações policiais, deixa para as gerações vindouras o legado da importância de ter doutrinas e procedimentos para o teatro de Operações com crises tão complexas.

A aprovação dessa normativa torna-se um marco operacional e doutrinário grandioso para a PMES, tendo em vista que o último documento que tratou da temática foi publicada há 23 anos, ainda no ano de 1998.

Por fim, o Coronel Pimenta e o Maj Paulo Rogério Barbosa, Cmt da Cimesp, agradeceram a todos que contribuíram de alguma forma para a publicação desta norma não podendo deixar de registrar o empenho do Cel Souza Reis, Chefe do Estado Maior Geral, do Cel Douglas Caus, Comandante Geral e do Excelentíssimo Sr. Alexandre Ofranti Ramalho, Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard