Após conhecer o projeto no Batalhão de Polícia Ambiental, o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, ao criar o Plano de Comando da Unidade, aproveitou a experiência positiva hora vivenciada na outra Unidade Especializada e, assim, implantou no BPTran a Instrução Continuada para todo o efetivo.
A atividade se trata de uma série de perguntas relacionadas à atuação finalística que é desenvolvida diuturnamente pelos policiais, tendo a elaboração das perguntas ficado a cargo da comissão criada para esse fim, que fora composta pelo major Claudio Silva, capitão Luiz Felipe Freire, capitão Sandro de Almeida, tenente Theotônio Silva de Oliveira e o tenente Jarbas de Almeida Alves. Nesse contexto, visando aprimorar o conhecimento de todos, a comissão, em parceria com o setor de Ocorrências do Batalhão, verifica a área de maior deficiência nas atividades finalísticas e trabalha para refinar o aprendizado naquela questão.
Os militares recebem o questionário através do e-mail funcional, tendo essa dinâmica abrangido a todos os militares e não gera lixo físico.
A instrução teve início no dia 14/06/2018 com o envio da primeira atividade e contou com um total de 11 (onze) edições no ano de 2018. A previsão é de que o segundo ciclo de atividades se inicie a partir de Março de 2019.
Após seis meses do projeto em prática, três militares se destacaram dos demais, sendo eles: 2º Sgt Marinalva Maria da Conceição Silva, Sd Marcus Vinícius Gifoni Pestana e o Sd Thiago Caldonho Gomes, tanto pela assiduidade quanto pela qualidade das respostas discursivas e aproveitamento das objetivas.
Os homenageados explicaram que a motivação na resolução da Instrução Continuada ocorreu em virtude de que além de adquirir conhecimento, foi relevante a facilidade em conseguir adequar o horário de estudo a rotina de trabalho e a circunstância de que os temas abordados, que são de interesse dos policiais, incitavam a discussão do assunto.
Os três destaques foram convidados para um café com o Comandante, que contou com a presença do coronel Ferrari, comandante de Polícia Ostensiva Especializada (CPO-E) e dos oficiais do BPTran, tendo os agraciados recebido Certificado e Recompensa pela dedicação.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857