25/06/2021 11h54 - Atualizado em 25/06/2021 11h55

Comandante-geral da PM participa de exposição de drogas para incineração

Como parte das atividades inerentes à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, nessa quinta-feira (24), ocorreu à exposição de 1,2 toneladas de entorpecentes destinados à incineração. Os entorpecentes foram expostos no pátio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), no município de Serra. Os materiais ilícitos foram apreendidos pela Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal nos últimos dois meses, na Grande Vitória.

Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o delegado-geral da PCES, José Darcy Santos Arruda, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, o comandante de Polícia Ostensiva Metropolitano, coronel Laurismar Tomazeli e o comandante de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta.

Dentre as drogas expostas estavam maconha – com maior montante – crack, cocaína, skunk, LSD, lança perfume e ecstasy. Além dos entorpecentes, também foram expostos armamentos de origem estrangeira: pistolas oriundas de países como Turquia, Croácia, Israel e Áustria.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel Ramalho, o objetivo é mostrar o impacto do tráfico nos outros crimes e também as consequências devastadoras nas comunidades. “Essa quantidade representa todo o esforço dos nossos agentes de segurança para retirar essas drogas das ruas. Pretendemos incinerar também a dor das mães, dos pais, que perdem os filhos para o mundo do tráfico”, avaliou.

O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus disse que a intenção é capturar os médios e grandes traficantes, reduzir a oferta de drogas e retirá-las de circulação.

“O trabalho integrado entre as forças de segurança tem gerado ótimos resultados, com destaque para as ações de Inteligência, que contribuem de forma significativa para a prisão dos grandes traficantes. Vamos incrementar as operações para combater ainda mais o tráfico. Fica aqui meu agradecimento aos nossos oficiais e praças comprometidos neste trabalho”, concluiu.

As drogas serão incineradas nesta sexta-feira (25), acompanhando o ato das polícias estaduais de todo o país, no “Dia D da incineração”. O ato também é um dos eixos da Operação Narco Brasil, que vem sendo realizada desde o início do mês, no território nacional.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA