22/09/2021 10h21

Comandante do BPMA participa do lançamento do programa “Vix Flora”

Nessa terça-feira (21), o tenente-coronel Cosme Carlos da Silva, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), esteve presente representando a Unidade no lançamento do Programa de Recuperação Florestal “Vix Flora”, realizado no Parque
Municipal Barão de Monjardim, no bairro Santa Cecília, em Vitória.

O programa, idealizado pela Prefeitura, visa o plantio de espécies nativas nos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica e prevê a recuperação florestal de 225 hectares (cerca de 225 campos de futebol) em áreas como unidades de conservação, áreas verdes especiais, parques urbanos, toda a orla da capital, bem como regiões ou bairros pouco atendidos com arborização urbana.

“Este é um dia bastante emblemático para o lançamento desse projeto, o Dia da Árvore. A nossa flora precisa de uma atenção especial, haja vista os impactos que ela vem sofrendo ao longo dos anos através do desmatamento. O plantio destas mudas é apenas um passo para que possamos buscar a recuperação de áreas degradadas, mas muito mais que isso, é chamar a atenção para que as pessoas preservem a natureza e não pratiquem o desmatamento, e que estas se engajem em programas como esse, para que o objetivo possa ser alcançado. Aproveito a oportunidade para parabenizar os policiais ambientais do nosso estado, pois hoje21 de setembro, também comemoramos o Dia Estadual do Policial Ambiental. A sociedade e o meio ambiente agradecem pelos seus grandiosos serviços”, ressaltou o tenente-coronel Cosme em seu discurso.

O plantio de árvores é uma das principais alternativas para a conservação da biodiversidade, recuperação de nascentes, redução da erosão e de riscos de acidentes geológicos, redução do carreamento do solo que alcançam as redes de drenagem urbana, além da adaptação às mudanças climáticas e o sequestro de carbono.

Ações como essa, que promovem boas práticas para com a natureza, são de fundamental importância para um meio ambiente equilibrado e, onde quer que elas aconteçam, o BPMA estará presente, colaborando para que o objetivo planejado seja alcançado.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA