Governo do Estado do Espírito Santo
29/10/2020 13h10

Cavalaria realiza encerramento do Curso de Tropa Montada

Na manhã desta quinta-feira (29), o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Espírito Santo (RPMont), realizou a solenidade de encerramento do 5º Curso de Tropa Montada, na sede da Unidade no Bairro Boa Vista, no município da Serra. O curso teve início no dia 21 de setembro e durou 06 semanas, totalizando uma carga horária de 210 horas.

A solenidade, cumprindo fielmente as normas sanitárias previstas na Portaria n° 847-R, foi restrita aos militares da Unidade e ao Alto Comando da PMES, representando, no ato, o Comandante Geral da PMES, o Coronel Ronaldo Mutz, Chefe do Estado-Maior Geral, o Coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, Comandante de Polícia Ostensiva Especializado, e o Tenente-Coronel Anderson Loureiro Barbosa, Diretor-Adjunto da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, representando o Coronel Antônio Marcos de Souza Reis, Diretor da DEIP.

O curso teve por objetivo capacitar os policiais militares lotados no Regimento de Polícia Montada nas questões referentes ao manejo e emprego dos equinos para as atividades de tropa montada e tornando-os aptos ao emprego nas mais variadas situações onde a cavalaria é requisitada, e contou com as disciplinas de higienização de equinos; equitação policial; hipologia; noções de veterinária; contenção e transporte de equinos; teoria e prática de policiamento montado; choque montado; tiro defensivo montado; policiamento tático motorizado em apoio ao policiamento montado e abordagem policial a cavalo.

Destaca-se ainda que, nesta edição do curso, houve a participação de um Oficial da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, a Tenente Marcela Coca Gonçalves, o que fortalece os laços de camaradagem e projeta ainda mais os cursos do Regimento de Polícia Montada no cenário nacional.

Em seu discurso dirigido aos formandos, o Comandante do RPMont, o Tenente Coronel Giuliano Menegatti, destacou “já éramos uma equipe pelo simples fato de estarmos lotados no Regimento de Polícia Montada, mas agora nossa equipe está fortalecida, pois temos em comum a técnica para emprego do cavalo no policiamento ostensivo montado”.

Dessa forma, com a conclusão deste curso, todo o efetivo da Unidade está capacitado a realizar o policiamento ostensivo montado, proporcionando mais segurança a população capixaba.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard