Governo do Estado do Espírito Santo
22/06/2022 11h41

BPTran realiza Operação Metano para fiscalização de veículos movidos a gás natural

O Batalhão de Polícia de Trânsito realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma operação em Vila Velha para fiscalização de veículos movidos a gás natural. Durante a ação, drogas foram apreendidas e veículos recolhidos ao pátio do Detran. 

No decorrer da Operação Metano, os militares abordaram 45 veículos. Embora o foco tenha sido a fiscalização de veículos com GNV, outras condutas também foram fiscalizadas, como embriaguez ao volante, por exemplo. Na ocasião da blitz, um condutor recusou-se a ser submetido ao exame de alcoolemia e sofreu as sanções correspondentes à infração: suspensão da CNH por 12 meses, multa por infração gravíssima, multiplicada por 10, e obrigatoriedade de apresentar condutor habilitado e em condições de dirigir.

Outro fato que chamou atenção foi o condutor de uma moto, que ao avistar a fiscalização, tentou dispensar duas buchas de maconha em um valão, mas foi flagrado por uma policial e acabou abordado. A substância ilícita foi aprendida e o infrator precisou assinar um Termo Circunstanciado. 

A operação aconteceu próxima ao bairro Araçás.  Ao todo, quatro veículos foram recolhidos, duas CNH aprendidas e 19 autos de infração foram confeccionados.

Sobre o GNV

O gás natural veicular (GNV) é um recurso bastante utilizado por condutores que desejam economizar combustível. Contudo, apenas instalar o GNV não é suficiente, pois é preciso seguir algumas regras de segurança e os policiais do BPTran estão atentos exatamente a esses critérios. 

Quem deseja utilizar o gás natural deve saber que será necessário submeter o veículo a uma avaliação periódica que analisará todos os itens de segurança. A análise apontará uma eventual necessidade de substituição de componentes. Caso não precise, o veículo receberá a chancela de conformidade que permitirá o licenciamento do veículo.

Aliás, é importante destacar que veículos que alteraram o tipo de combustível devem constar a mudança no documento do automóvel. Caso contrário, ficam impedidos de circular em vias públicas. O mesmo vale para a avaliação periódica: se ela não for realizada ou se o veículo não for aprovado, não será possível licenciar e ocorrerá o impedimento da circulação.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard