06/06/2019 10h34

BPMA participa da 29° Feira do Verde em Guaçuí

Em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, o município de Guaçuí organiza a 29ª Feira do Verde. A festividade conta com parceria do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) com objetivo de realizar ações pedagógicas, seguindo com o lema “Celebrando o Meio Ambiente: Preservar – Educar – Conscientizar”.

O tema da feira deste ano é “Recicle seu lixo e suas atitudes”. Nesta segunda-feira (03), foi iniciado o sistema de coleta seletiva nas escolas de Guaçuí, em um evento que aconteceu na Praça da Igreja Matriz, com a presença de autoridades, educadores e alunos das escolas envolvidas. “Nosso objetivo é que o mesmo aconteça nas escolas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.

Foi feita a entrega simbólica dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) que serão instalados em 11 instituições de ensino. Os PEV também estão espalhados pela cidade – num total de 30 – e é neles que as pessoas podem colocar o lixo reciclável separado em suas casas, o que é coletado pelo pessoal da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar).

No Brasil, serviço de coleta seletiva é realizado em apenas 18% das cidades. Em Guaçuí foram coletadas 221 toneladas de recicláveis em 2018, neste ano a meta é bater 300 toneladas.  A parceira das instituições conta com a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica, um oficial do BPMA como jurado da VII Mostra de Vídeos Curtas Ambiental e a mobilização com a distribuição de cinco mil panfletos educativos voltados para o descarte correto do lixo.

TENENTE-CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA