26/02/2021 10h27

BPMA constata desmatamento, pesca predatória e realiza apreensões durante ações em Linhares, Ibatiba e Viana

Nesta quinta-feira (25), militares da 2ª CIA do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam 400 metros de rede de emalhar e 12kg de pescado em Linhares.

A apreensão ocorreu durante atendimento de denúncias de pesca predatória. Todo o material foi recolhido, pois está em desacordo com a instrução normativa Ibama nº 195/2008 (período de defeso - piracema) e art 34 da lei 9.605/98. Os materiais recolhidos foram entregues na 16º delegacia regional de Linhares para as providências cabíveis.

Ainda no mesmo dia, uma equipe de militares constatou um desmate irregular de aproximadamente 149 metros quadrados na borda de um fragmento florestal em estágio médio de regeneração em área de reserva legal na zona rural de Ibatiba.

Foi verificado ainda o corte de diversas árvores nativas, sendo que parte do material lenhoso se encontrava depositado nos fundos de uma residência na propriedade fiscalizada.

Um homem foi conduzido até a Unidade de Polícia Judiciária e todo material lenhoso foi apreendido e ficou sob a guarda do responsável.

Em outra ação, uma equipe do BPMA, juntamente com o COTAMA apreenderam uma espingarda cal. 36, munições de cal. 32 e .36, rádio comunicador, carne de caça, um pássaro silvestre mantido em cativeiro sem anilhas e sem documentação e outros petrechos.

A apreensão ocorreu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão durante a Operação Sentinela na zona rural de Formate, no município de Viana.

Uma pessoa foi conduzida à autoridade policial de plantão da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Cariacica, juntamente com todo material apreendido.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA