 
Na tarde deste sábado (08), uma equipe do 2º Pelotão da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) deslocou para a localidade de soído de baixo- Marechal Floriano para verificar possível denúncia de aves da fauna silvestres em cativeiro em uma propriedade.
Durante a fiscalização, foram apreendidos um trinca ferro anilhado sem passeriformes, um coleiro e um tiriba, além de seis gaiolas vazias e um alçapão. Todo material foi entregue aos cuidados do agente ambiental do IEMA no Parque Estadual de Pedra Azul (PEPAZ).
O responsável pelas aves lavrou o termo circunstanciado. Podendo responder por crime ambiental descrito na Lei Federal 9.605/98. Mesmo que estejam bem alimentados e com as gaiolas bem cuidadas, a manutenção de pássaros em gaiolas ou viveiros pode causar estado de estresse e atrofiamento dos membros superiores (asas) já que não podem alçar voos mais longos.
A multa por manter pássaros em cativeiro sem devida licença é de R$ 500,00 por unidade para animais fora da lista de risco de extinção e de R$5.000 para animais ameaçados de extinção. A pena para tal crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES: 
 TENENTE-CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
 Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
 E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES: 
 1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
 Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
 
                 
                