Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2021 15h30 - Atualizado em 24/05/2021 15h32

Batalhão de Trânsito participa de operação integrada no município de Serra

Na noite da última sexta-feira (21), policiais do Batalhão de Trânsito da PMES – Bptran – participaram de uma operação integrada que envolveu a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal de Serra, o Detran e o Ministério Público. Policiais da Força Tática do 6º BPM também apoiaram a operação. A ação, de viés educativo e repressivo, teve como foco principal motociclistas.

A operação integrada ocorreu em Serra sob a justificativa do grande aumento da frota de veículos naquele município nos últimos 10 anos. De acordo com um estudo da Secretaria de Segurança Pública, a Serra concentra sozinha 11% da frota capixaba, tendo sido apontado um crescimento de 65% na última década, enquanto a frota estadual aumentou em 53%.

O foco principal da operação, tanto no sentido educativo quanto repressivo, foram os motociclistas, já que estes aparecem como as principais vítimas fatais nos acidentes ocorridos no ano passado. Ainda de acordo com o estudo da Sesp, 72 pessoas vieram a óbito em acidentes de trânsito no município de Serra em 2020. Vinte e quatro delas eram motociclistas, o que demonstra a grande vulnerabilidade na qual os pilotos se expõem durante os deslocamentos nas vias daquela cidade.

Segundo o major Cavati, supervisor do efetivo do Bptran na operação, tal exposição ocorre por fatores diversos, que vão desde a impudência na condução de motocicletas ao desrespeito às normas vigentes, tanto por parte dos pilotos como de motoristas de veículos maiores. “A disputa irresponsável por espaços, a pressa e a desatenção resultam em consequências geralmente graves”, disse o major.

A operação aconteceu em pontos distintos, ficando a cargo da PRF as abordagens na rodovia federal (BR 101), enquanto a policiais militares e agentes da Guarda Municipal abordavam os condutores nas vias locais. Após a verificação de documentos e condições dos veículos, agentes do Detran passavam orientações aos motoristas acerca da segurança no trânsito, reforçando o lema do Maio Amarelo 2021: “respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”.

Pela PMES, foram abordados 143 veículos, sendo confeccionados 29 autos de infração. A novidade ficou por conta da primeira utilização operacional do OCR embarcado, o leitor de placas que permite a fiscalização durante o patrulhamento das viaturas pelas ruas dos bairros, indicando não apenas infrações administrativas, mas também as criminais. O patrulhamento foi apoiado por policiais da Força Tática do 6º BPM.

  

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard