Governo do Estado do Espírito Santo
05/10/2020 13h58 - Atualizado em 05/10/2020 15h20

Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreende pássaro ameaçado de extinção

No último sábado (03), policiais do 3º Pelotão da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram fiscalização referente à manutenção ilegal em cativeiro de espécimes da fauna silvestre brasileira, nas zonas rurais dos municípios de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Foram apreendidos um Catatau, um Papa Capim, um Melro e três gaiolas.

Os pássaros estavam sendo mantidos em cativeiro ilegalmente, pois, os responsáveis não possuíam a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS / IBAMA) onde passarão por avaliação feita por profissionais especializados e, após readaptação, serão postos em liberdade em seu habitat natural.

As duas pessoas responsáveis pelos pássaros, responderão por crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/98, e toda documentação gerada pelos agentes militares serão encaminhados para o Ministério Público e demais órgãos ambientais caso necessário. Ressalta-se ainda que um dos pássaros apreendidos, um Catatau (Sporophila frontalis) se encontra ameaçado de extinção. Estima-se que haja menos de 10.000 adultos no Brasil, e tal declínio populacional continuado se dá pelo desmatamento da Mata Atlântica e o tráfico de animais silvestres, como também o uso de pesticidas em plantações, principalmente arrozais.

Ainda na área de atuação do 3ºPel/1ªCia/BPMA, na última sexta-feira (02) os militares foram acionados para recolher um Papagaio-verdadeiro em Colina Verde, zona rural do município de Santa Leopoldina.

Uma moradora encontrou o animal no quintal da sua residência, no momento em que o ele estava sendo atacado por seus cachorros. Na tentativa de protegê-lo, o resgatou e solicitou a Polícia Militar Ambiental para realizar o recolhimento.

A equipe recolheu o animal, realizando os primeiros procedimentos e avaliação de saúde e o encaminhou ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS), no município de Aracruz, onde a ave terá os cuidados necessários até ser reintroduzido em seu habitat natural.

Informações à Imprensa

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard