O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio da Defesa do Meio Ambiente (CAOA), em conjunto com o BPMA e demais órgãos fiscalizadores do meio ambiente, divulgou nesta sexta-feira (26), através de uma coletiva de imprensa, os resultados da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2025.
A operação foi articulada, em todo o Brasil, com diferentes instituições e esferas de governo para identificar áreas do bioma desmatadas ilegalmente, deter infrações, submeter infringentes à legislação e assegurar a preservação ambiental.
No Espírito Santo, o foco desta edição foi o município de Linhares, e as ações, realizadas entre os dias 09 e 19 de setembro, visaram identificar as áreas de Mata Atlântica desmatadas ilegalmente nos últimos anos, cessar os ilícitos e responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal, além de coibir o desmatamento ilegal.
A operação teve como resultado a lavratura de 80 autos de infração, além de, aproximadamente, R$700 mil reais em multas aplicadas, e um total de mais de 280 hectares de área embargada. Por parte do BPMA, foram 32 pontos atendidos, 10 TCO e 32 IUF lavrados, mais de R$ 364 mil em multas aplicadas, totalizando uma área embargada superior a 489 mil metros quadrados, além de 9,33 metros cúbicos de madeira apreendida.
O sucesso da operação se deve à união de esforços por parte dos órgãos de fiscalização e apoio, como o BPMA, IDAF, IEMA, IBAMA, AGERH, NOTAER e ICMBio, com o apoio do MPES.
A defesa da mata atlântica não se restringe apenas à operação em si, pois o trabalho diário e incessante dos órgãos de fiscalização é o que colabora para a preservação deste bioma tão importante para a vida e o meio ambiente.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel Sonia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br