Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Militar do Espírito Santo realizou, no município de Ibatiba, o ato solene de destruição de escapamentos irregulares apreendidos durante fiscalizações de trânsito.
O ato simboliza o compromisso da Corporação com o cumprimento da lei, a preservação da saúde pública e a promoção da qualidade de vida da população local e das cidades vizinhas — Iúna, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire e Brejetuba.
Os equipamentos destruídos foram retirados de circulação no decorrer da Operação “Cavalo de Aço”, que intensifica o combate às irregularidades em motocicletas, especialmente o uso de escapamentos adulterados, popularmente conhecidos como “descargas abertas” ou “cadrons”.
O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, do comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Robson Cantilho, do prefeito de Ibatiba, Luiz Carlos Pancotti, além de outras autoridades civis e militares.
O uso desses escapamentos é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa, perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até sua regularização.
Ao promover a destruição desse material, a Polícia Militar reforça uma mensagem firme e inequívoca: o compromisso com a lei, a segurança e o bem-estar da comunidade é inegociável.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel Sonia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo da PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br