Governo do Estado do Espírito Santo
10/06/2021 16h10 - Atualizado em 10/06/2021 16h15

Aprovado o 1° Manual do Docente da APM e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS 2021)

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, aprovou na tarde desta quinta-feira (10) dois importantes instrumentos de planejamento e metas de cunho didático para a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES): o Projeto Político Pedagógico do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS 2021); e o Manual do Docente da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo– 1ª edição 2021.

Na oportunidade, estiveram presentes os seguintes oficiais: coronel Douglas Caus, comandante-geral; coronel Ronaldo Mutz, subcomandante-geral; coronel Antônio Marcos de Souza Reis, chefe do Estado-Maior Geral; coronel Alessandro Marin, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, comandante da APM/ES e a major Emilia Alves, chefe da Divisão Pedagógica da DEIP.

O Projeto Político Pedagógico do CHS 2021 trata-se de um importante trabalho de análise, planejamento e projeção da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES para o início do CHS 2021, pois resgata o histórico de todas as edições já realizadas, traça o perfil do profissional que se quer preparar e estipula a matriz curricular para esse fim ser alcançado.

O Curso de Habilitação de Sargentos 2021 faz parte de um concurso interno da PMES, para habilitar o policial militar (cabo PM) a ser promovido a sargento, momento singular na carreira das praças da Corporação. O CHS contará com uma carga horária de 810 horas-aula e será realizado na modalidade semipresencial, eis que os alunos estudarão de modo presencial e também à distância.

A aprovação do Manual do Docente da APM, além de ser um marco para a história do ensino na Corporação, haja vista ser sua primeira edição, faz parte do conjunto de metas da DEIP e da Academia que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional da Unidade Operacional de Ensino, visando à manutenção do seu status acadêmico como Instituição de Ensino Superior.

O Manual do Docente representa um guia de orientações para subsidiar o trabalho dos professores civis e militares. Possibilita ao profissional que ingressa na docência da APM/ES, conhecimentos que vão auxiliá-lo na rotina acadêmica, nos procedimentos a serem adotados nas diversas situações pedagógicas e na conduta baseada nos preceitos e princípios que norteiam a instituição militar de ensino.  

 

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard