Governo do Estado do Espírito Santo
23/11/2020 22h19 - Atualizado em 24/11/2020 13h28

Alunos soldados se apresentaram na Academia de Polícia Militar passando pelo portão histórico

Foi realizada nessa segunda-feira (23) a Solenidade de Transposição do Portão Histórico da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, que marca a abertura do Curso de Formação de Soldados (CFSd/2020), às 08h30 horas, na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo - Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (APM/ES). Com o evento, a Polícia Militar recebe mais de 350 novos alunos soldados para o curso de formação.

Entre autoridades civis e militares, a solenidade foi prestigiada pelo Comandante da APM Tenente Coronel Pablo Couto Ferreira e do Subcomandante da APM Major Maxwel Rezende Damaceno. O Tenente Coronel Couto destacou a responsabilidade e a missão de formar mais de 350 alunos após uma lacuna de 5 anos sem haver curso de formação na APM, e destacou ainda sobre esta ser a primeira turma que receberá o título de Ensino Técnico Superior, além da importância de uma formação de qualidade.

Durante a solenidade preparada especialmente para o acolhimento aos alunos soldados, o comandante da unidade escola, acompanhado da praça mais moderna, abriu o antigo Portão Histórico de entrada da Academia para que os mais novos militares da instituição adentrassem a unidade, sendo recepcionados por toda a tropa.

Com o início da tradicional semana zero, os discentes serão apresentados as rotinas e procedimentos inerentes ao militarismo, aos valores institucionais e às peculiaridades da convivência militar. Ao longo do dia, os alunos realizarão um Tour pelas Dependências da APM e receberão Instruções para Formaturas Gerais, Treinamento de Hinos, Ordem Unida Introdutória, Organização Básica da APM, dentre outros procedimentos pedagógicos. 

 

Curso de Formação

O Curso de Formação de Soldados (CFSd/2020) será o primeiro na história da PMES que receberá o título de Ensino Superior de Tecnologia em Segurança Pública, e terá por objetivo preparar os alunos soldados para a carreira de Praças da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o qual será desenvolvido com o intuito de qualificar o futuro Soldado para a execução de atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.

Os alunos receberão a formação orientada a partir do Projeto Político-Pedagógico do CFSd/2020 aprovado pela Portaria do Comando Geral da PMES nº 810-R de 12/03/2020, e contará com matérias específicas da Polícia Militar além de outras da área jurídica e de relacionamento pessoal, totalizando 48 disciplinas e 1.650 horas aula.

Após a cerimônia de abertura, foi dado efetivamente o início às aulas do Curso de Formação.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard