Em uma ação ocorrida no último fim de semana, entre os dias 19 e 21, no município de São Mateus, militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) fizeram diversas abordagens a veículos e registraram um novo e preocupante recorde de recusas ao teste de alcoolemia.
Por solicitação do comando do 13º Batalhão, uma equipe de policiais do BPTran realizou fiscalizações no balneário de Guriri e na rodovia que dá acesso à cidade. De acordo com o tenente Dias, comandante da fiscalização, foi uma ação surpresa e intensa, com diversas abordagens. O foco principal: alcoolemia ao volante, um dos principais fatores de risco que levam ao resultado morte no trânsito. De acordo com alguns estudos, cerca de 70% dos sinistros letais envolvem pessoas alcoolizadas.
Em dois dias, foram quase 1000 abordagens e 368 autos de infração confeccionados. 755 testes foram realizados e outros 220 condutores recusaram-se a ser submetidos ao etilômetro. Em apenas um dia, no sábado (20), foram registradas 119 recusas, um novo e preocupante recorde em uma única fiscalização.
Vale lembrar que se recusar a soprar o etilômetro (bafômetro) é infração gravíssima, tipificada no artigo 165-A do CTB, com penalidade de multa no valor de quase R$ 3000,00 e suspensão da CNH. Ou seja, as mesmas previstas para quem é flagrado no teste até o limite de 0,33 mg de álcool/ litro de ar alveolar expelido, o que remete ao forte indício de que quem se recusa a soprar o bafômetro fez uso de bebida alcoólica antes de dirigir. Um fato bastante preocupante diante do elevado número de mortes ocorridas todos os anos nas estradas brasileiras.
Além das recusas, as principais infrações registradas foram: licenciamento atrasado, condutor inabilitado, condutor com calçado inadequado, condutor sem cinto de segurança e veículo em mau estado de conservação.
Outras ações semelhantes poderão ser desenvolvidas em todo o estado.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br