15/12/2018 08h02

5º Batalhão promove palestra sobre “As implicações do Estatuto da Criança e do Adolescente na Atividade Policial” no município de Ibiraçu

Na manhã desta sexta-feira(14), o 5º Batalhão em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP, Prefeitura Municipal de Ibiraçu, RM Inteliex, Aspomires, Clube dos Oficiais, Gráfica Ingral, CDL de Aracruz, Shopping Oriundi, Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Amages e Lojas Maçônicas da região, realizou uma palestra com o tema “As implicações do Estatuto da Criança e do Adolescente na Atividade Policial”, ministrada pelo Dr. Felipe Leitão Gomes, Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude do Fórum de Aracruz.

O evento teve início às 10 horas, no auditório do Fórum de Ibiraçu e estiveram presentes cerca de 80 pessoas. O evento contou com a participação do Maj Marcos José Bissoli, Sub-Comandante do 5º Batalhão; Tenente Clara Faria, representando o Comandante do 38º Batalhão de Infantaria; Otávio Maioli, Vereador de Ibiraçu; Dra Andreia Maria Pereira dos Santos, Superintendente de Polícia Regional Norte; Dr. João Francisco Filho, Delegado Chefe da 13º Delegacia Regional de Aracruz; João Baptista Depizzol Neto, Diretor da Findes; Representantes das Secretarias de Assistência Social, Secretarias de Educação, Conselhos Tutelares, Conselhos municipais do Direito da Criança e Adolescente dos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Aracruz e Itaguaçu e demais servidores municipais e estaduais.

O Major Bissoli agradeceu a presença do Dr. Felipe Leitão e destacou que “ Com a desestruturação atual da Sociedade, motivada pelo enfraquecimento das famílias, a omissão dos pais no papel de educar, o enfraquecimento dos freios sociais, isolamento das igrejas, desrespeito às autoridades, falta de limites, propagação de ensinos e culturas que corrompem a formação do caráter, a ineficiência do Estado em prover direitos básicos da Dignidade (como saúde e educação), a desigualdade social, a frouxidão de leis, a falta de estrutura estatal para a sua devida aplicação e tantos outros determinantes motivadores, têm fatalmente exposto as crianças e adolescentes ao fenômeno do crime e da violência. Portanto, quando os entes responsáveis fracassam, é nesse momento que as forças policiais passam a agir. A ação da polícia não é simples, na verdade é árdua e desafiadora, havendo a necessidade de conhecimento, constante treinamento e atualização para que a lei seja devidamente aplicada e seu objetivo ressocializador possa ser almejado” finalizou.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA

Tópicos: