Foi realizado pelo 1º Batalhão, nesta segunda-feira (11), o “Comando nos Bairros” no bairro da Penha e a Inauguração dos Projetos Sociais no São Benedito. No decorrer do dia foram empenhados cerca de 50 policiais militares em pontos de bloqueio, abordagens, exposição de equipamentos e intensificação do patrulhamento na região.
Durante a tarde, na Praça do Bairro da Penha, houve a exposição de diversas Unidades da PMES, atraindo a população local e estudantes para um contato mais próximo com a corporação. Simultaneamente ao evento, foi itensificado o patrulhamento e realizadas abordagens a veículos e pedestres.
Na exposição, estiveram presentes o Batalhão da Polícia Ambiental (BPMA), com exposição de animais taxidermizados e informações sobre educação ambiental, a Compahia Independente de Operações com Cães (CIOC), com cães utilizados nas operações policiais, o Regimento de Cavalaria Montada (RPMont), com a exposição e interação com um equino utilizado no policiamento montado e o Corpo de Bombeiros Militar do ES, com exposição de equipamentos utilizados em resgates terrestres e marítimos.
O 1º Batalhão expôs a Base Móvel Comunitária, o ônibus do Programa “Crack é Possível Vencer”, fardas infantis e painel para fotos e realizou palestra sobre o PROERD.
Já à noite, no DPM do bairro São Benedito, o tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, comandante do 1º Batalhão, junto com os instrutores dos projetos sociais, subtenente Suhett e soldado Vietas, realizou a inauguração dos projetos sociais que atenderão as crianças e adolescentes da região a partir da próxima segunda-feira (18), às 18 horas, com os seguintes projetos:
- Projeto Patrulha Mirim, objetiva aproximar a comunidade da Polícia Militar através do ensino de valores cívico-sociais e conteúdos que contribuem para a educação cidadã, como dicas de segurança e ensinamentos ecológicos e ambientais.
- Projeto Lutando Pela Vida: por meio das Artes Marciais, transmite diversos ensinamentos e valores de cidadania, apresentando aos participantes a possibilidade de melhoria social através dos estudos e da prática esportiva, conscientizando-os de que a mudança de comportamento deles enseja na mudança da realidade da comunidade a qual eles pertencem.
- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD): ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, educadores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, atuando na prevenção e orientação para redução do uso de drogas e da violência.
As aulas dos Projetos Patrulha Mirim e Lutando Pela Vida, serão realizadas no próprio DPM do bairro São Benedito e serão abertas à toda a população local, já as as aulas do PROERD acontecerão na EMEF “Otto Ewald Júnior”, escola que atende aos moradores da região.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857