21/07/2021 15h15

11ª Companhia Independente comemora seu 9º aniversário

Na manhã desta quarta-feira (21), a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar comemorou nove anos de sua inauguração. O evento ocorreu nas dependências do teatro anexo à Prefeitura Municipal de Viana. Autoridades civis e militares acompanharam a solenidade alusiva ao aniversário da Unidade Operacional.

Na ocasião, houve ainda homenagens aos militares que se destacaram operacionalmente no cotidiano das ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública nos anos de 2019, 2020 e 2021. Servidores que passaram à condição de reserva remunerada também foram agraciados com diplomas e premiação.

O subcomandante-geral da PMES, coronel Ronaldo Mutz, que na ocasião representou o comando geral, esteve presente na solenidade. Oficiais comandantes de unidades operacionais e ainda representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município participaram da solenidade.

Em sua fala, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, parabenizou a 11ª Cia Ind. pelo aniversário e assinalou a disponibilidade do município com vistas à continuidade e aperfeiçoamento das políticas de segurança desenvolvidas no município.

O comandante da 11ª Cia Ind., major Marcos Tadeu Pimentel, agradeceu aos presentes e em especial à sua família, esposa, filhos e pais, que acompanharam a solenidade. Reiterou que a 11ª Cia Ind. tem recebido apoio irrestrito tanto do CPOM quanto do comando geral acerca das demandas e desafios que são apresentados no cotidiano de enfrentamento à criminalidade.

O subcomandante-geral da PMES, coronel Ronaldo Mutz, ratificou em sua fala a importância da família no processo de formação de cidadãos íntegros e responsáveis. Assinalou que a ausência da referida instituição pode contribuir para consequências negativas no campo da segurança pública. O oficial agradeceu aos militares pela dedicação e profissionalismo no cotidiano de enfrentamento à criminalidade no município, parabenizando-os pelo compromisso diário em servir e proteger a população vianense.

Histórico

O policiamento em Viana era realizado pela 1ª Companhia, vinculada ao 7º Batalhão da Polícia Militar, em Cariacica. Após se tornar Companhia Independente, o policiamento de Viana se desvinculou do 7º Batalhão, ganhando mais autonomia.

A solenidade de sua inauguração ocorreu no dia 23 de julho de 2012, e seu primeiro comandante foi o então major Edson Wander Liquer. Em 2014, por meio da Lei 10.293/2014, essa Unidade foi denominada 1º sargento PM Adir Basilio da Silva.

No dia 10 de outubro de 2018, a sede da 11ª Cia Independente passou a funcionar no bairro Vila Bethânia no prédio cedido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), local onde funcionava o Centro de Aperfeiçoamento de Líder Rural (CALIR).

Dos sete municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória, Viana é o terceiro maior em extensão territorial com 312,279 km² e com uma população estimada em 78.239 pessoas. A área rural do município compreende cerca de 60% do território e na área urbana o município possui 18 bairros e 49 loteamentos.

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA

Tel. (27) 3636-8715