30/06/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h42

Estado Maior Geral se reúne para despedida do coronel Renato Duguay

Policiais militares que atuam no Estado Maior Geral se reuniram na manhã desta sexta-feira (1º) no Comando Geral da Polícia Militar do Espírito Santo para se despedir do coronel Renato Duguay, que foi para a reserva remunerada após 30 anos, cinco meses e quatro dias de serviço na corporação.

O encontro foi realizado no Quartel da PMES, em Maruípe, Vitória. O coronel Renato Duguay encerra sua carreira como chefe do Estado Maior, após ter completado o tempo de serviço.

Ele ingressou na PMES aos 20 anos e durante os anos de serviço atuou em diversas unidades da Polícia Militar, entre elas, no comando do 1º Batalhão, na criação da Companhia de Choque e no comando do Batalhão de Missões Especiais (BME), no 6º BPM, no Centro de Formação de Oficiais (CFA) e na assessoria militar do Tribunal de Justiça.

O coronel Renato Duguay também foi subsecretário de Estado de Segurança Pública e já esteve à frente da Guarda Municipal de Vitória.

Para se despedir, o coronel descreveu, em algumas palavras, o que significou fazer parte da corporação.

Segue o texto abaixo:

“Caros companheiros de convivência ao longo da carreira policial militar,

Movido por um forte sentimento de gratidão a esta Instituição, onde ingressei após prestar o concurso público no final do ano de 1980, incentivado pelo Subtenente Almir Oliveira (in memorian), sinto-me obrigado a expressar, em palavras simples, mas sinceras, aquilo que está dentro do meu coração neste momento de encerramento da carreira.

Primeiramente, tenho que reconhecer o benefício alcançado por ter a Polícia Militar como fonte exclusiva dos vencimentos que me permitiram constituir família, criar os filhos e manter uma vida modesta, porém honesta. Inesquecíveis tempos de “vacas magras”, onde a máxima era: “ganhamos pouco, trabalhamos muito, mas nos divertimos bastante”. Havia sempre um prazer além do contracheque.

Sempre me soou excessivo dizer que o “Quartel é nossa casa”, porém é inegável que o número de horas na caserna proporciona uma aproximação tal que acaba por replicar os dilemas do ambiente familiar. Com todas as restrições do relacionamento hierárquico, subordinados e superiores passam a exigir uns dos outros um pouco mais de compreensão, respeito e amizade, por vezes conflitante com a rigidez de nossa formação.

Estou feliz por chegar a esse momento. Agradeço a Deus, meu eterno Comandante, e a todos que estiveram comigo nesta jornada profissional onde a amizade, a cooperação, as concordâncias, as discordâncias, os enfrentamentos, as ilusões e as desilusões, tudo contribuiu significativamente para que pudesse sair de cabeça erguida. Não levo na minha mente inimizades.

Àqueles aos quais ofendi por palavras ou ações, encarecidamente, me perdoem. Os que, de alguma forma, desconsiderei, saibam que são melhores. E o que faltou de reconhecimento a todos quantos deixei de homenagear, creio que Deus os recompensará.

Viva a Polícia Militar!

Um fraterno abraço a todos.

Coronel Renato Duguay”.

Assessoria de Comunicação da PMES