26/05/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h55

Unidade da PM intensifica policiamento em Linhares

Com o objetivo de superar os desafios enfrentados no controle da violência e proporcionar maior sensação de segurança à população, o comando do 12° Batalhão da Polícia Militar tem intensificado as ações voltadas para a ampliação e melhor distribuição do policiamento ostensivo e preventivo em Linhares.

Alinhado à preocupação do Executivo Municipal, que recentemente decretou medidas emergenciais de combate à violência na cidade, o comandante da Unidade, tenente-coronel Evandro Teodoro de Oliveira, juntamente com seus oficiais e praças, está empenhado no planejamento e emprego de ações estratégias que visam à redução dos índices de criminalidade, principalmente nas áreas consideradas de risco no município.

O efetivo do 12º Batalhão está sendo direcionado para atender a ampliação do número de escalas especiais e extraordinárias, aumentando significativamente a capacidade de policiamento da Unidade nas áreas de risco. Há escalação diária dos militares que atuam na área administrativa da Unidade, para irem às ruas reforçar a segurança no município, intensificação das blitze de trânsito e policial em horários e pontos estratégicos de bloqueio nas áreas de risco, como foco em abordagens a motos, taxis, ônibus e veículos suspeitos, além da apreensão de armas e drogas.

Entre os dias 13 e 20 de maio deste ano, o 12º Batalhão realizou diversas operações na cidade de Linhares, contabilizando os seguintes dados preliminares: 343 pessoas abordadas. Desse total, seis foram conduzidas ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) em decorrência de pendências legais. Durante oito dias de intensificação das blitze de trânsito, foram abordados 676 veículos, sendo 377 motocicletas e 299 automóveis (entre carros de passeio e ônibus). Ao todo, 170 Autos de Infração foram confeccionados, 39 veículos e 18 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidos. Drogas e quatro armas de fogo de calibres 22, 32 e 38 foram apreendidas nos bairros Interlagos, Aviso, Santa Cruz e Nova Esperança. Destaque também para o cumprimento de cinco mandados de prisão entre os dias 13 e 18 de maio, durante policiamento realizado nos bairros Aviso, Nova Esperança e Baixo Quartel, onde foram detidas quatro pessoas foragidas da justiça.

As operações têm como objetivo principal inibir a ação de criminosos e consequentemente prevenir a incidência da criminalidade, como também, garantir a tranquilidade e segurança da população linharense.

É válido ressaltar que quanto mais a população apoia o trabalho do 12º Batalhão, a Unidade tem condições de intensificar suas ações de segurança pública bem como o emprego eficaz do efetivo em áreas que mais precisam da presença policial. "Trabalhamos com informação e quanto mais rápido a Polícia Militar for acionada, mais rápida será nossa resposta para atender a sociedade. Assim, para contribuir, a população pode denunciar sempre que perceber qualquer movimentação suspeita, através do telefone 190 e nos casos onde o cidadão for detentor de informações sobre autores de crimes, a denúncia pode ser feita através do telefone 181 (Disque-Denúncia). A ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar", ressaltou o coronel Evandro.

Diretoria de Comunicação PMES
Coronel João Henrique de Castro Cunha