No Dia Internacional da Mulher, lembrado nesta quinta-feira (08), elas podem comemorar em dobro: três policiais militares da PMES fazem aniversário justamente nesta data.
Uma delas é a soldado Estefânia Vellozo Alves, que trabalha na 3ª Companhia do 6º Batalhão, e comemora 28 anos. Para ela, ser policial militar no Estado é uma grande conquista.
“Eu sempre admirei o trabalho da polícia e nos três anos de trabalho na corporação nunca tive problemas por ser mulher. O que percebi é que tenho que ser mais firme e ter voz mais ativa durante as ocorrências”, afirma Velozzo.
A soldado acrescenta que se sente “honrada” em ser uma das 964 mulheres que fazem parte da PMES em todo o Estado. “Acho que é uma conquista das mulheres na sociedade e na carreira profissional”.
Já a capitão Acedina Maria de Souza, é uma das mulheres pioneiras na PMES. Ela entrou na corporação junto com a primeira turma, em 1983. “Também me sinto muito orgulhosa em fazer parte da Polícia Militar e estou muito feliz por constituir minha família com o meu trabalho. Não me arrependo da escolha pela profissão e estimulo os jovens de ingressar na carreira”.
Breve histórico
Desde 1983, por meio do Decreto nº 2.569-E, de 6 de maio do mesmo ano, a Polícia Militar instituiu a Companhia de Polícia Feminina. Três meses depois, foi aberto o 1º Curso de Formação de Sargentos Femininos da PMES e, em junho de 1984, formaram-se 67 policiais femininas.
Em 1986, foi a vez da primeira turma de soldados femininos, com um efetivo de 31 mulheres. As quatro primeiras mulheres a frequentarem o Curso de Formação de Oficiais formaram-se em 1989, alcançando a 1ª e 2ª colocação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br