10/10/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h28

Solenidade marca passagem de comando geral da Polícia Militar

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) tem um novo comandante geral. O coronel Ronalt Willian de Oliveira assumiu o comando durante uma solenidade realizada na noite desta segunda-feira (10) no Quartel do Comando Geral, em Maruípe, Vitória, que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Henrique Herkenhoff, entre outras autoridades.

Ritos militares como a revista à tropa, entrega da espada ao novo comandante-geral e desfile militar marcaram a cerimônia. O coronel Anselmo Lima deixou o cargo, que assumiu no dia 7 de janeiro deste ano. Ele permaneceu no cargo por nove meses.

“Experiências importantes foram vivenciadas ao longo da jornada. Podemos destacar o rompimento de paradigmas arraigados há várias décadas, quando nos reunimos para planejar ações policiais com os operadores, militantes dos Direitos Humanos e a Polícia Militar, todos engajados num único propósito: a preservação da dignidade humana, tanto dos policiais militares no desempenho de suas missões, quanto das pessoas envolvidas nas ações policiais”, frisou o coronel Anselmo.

Durante a solenidade, o ex-comandante geral ressaltou as ações desenvolvidas durante seu mandato. Uma delas foi a publicação da portaria nº 538/2011, que definiu normas para aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) aos militares estaduais lesionados em serviço, possibilitando a eles frequentarem os cursos necessários à ascensão funcional.

“Conseguimos colocar em dia o calendário dos nossos cursos de qualificação profissional e ao final deste ano, a partir de dezembro, todos os militares terão concluído os cursos previstos para o exercício de 2011. Teremos praticamente todo o efetivo em condições de emprego durante a Operação Verão”, afirmou coronel Anselmo.

O ex-comandante geral mencionou também os resultados obtidos e atitudes colocadas em prática. “Ao comparar o primeiro semestre de 2010 com o mesmo período de 2011, a Polícia Militar apreendeu 354,4% de entorpecentes a mais nesse último período, conseguindo elevar ainda em 48,51% o índice de armas de fogo apreendidas”.

“A proteção policial é um dos pilares do nosso programa de redução da criminalidade, e vamos trabalhar para continuar promovendo as melhorias necessárias para alcançarmos o aperfeiçoamento na atuação e a integração das nossas polícias”, destacou o governador, Renato Casagrande, sobre a importância da PMES no Programa Estado Presente.

Estiveram presentes também o vice governador Givaldo Vieira; secretário de Ações Estratégicas, André Garcia; secretário de Governo, Robson Leite; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Chamon; procurador geral de Justiça, Fernando Zardini, dentre outras autoridades civis e militares.

O novo comandante geral

O coronel Ronalt Willian é natural de Vitória, está na PMES há 28 anos, e estava responsável pelo Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) e por todos os Batalhões da PMES localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória. Ele também já comandou o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o 7º Batalhão, que abrange os municípios de Cariacica e Viana e foi relações públicas da instituição.

O novo comandante fez o curso de Formação de Oficiais na Brigada Militar do Rio Grande do Sul, de 1983 a 1985. Também fez cursos de especialização em Policiamento Montado, de Educação Física, na Polícia Militar do Estado de São Paulo; e de Segurança Pública, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O coronel Anselmo Lima é natural de Alegre, é casado e tem dois filhos. Ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em 1983, e realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1998. O militar exerceu várias chefias em unidades operacionais, entre elas, comandou a 2ª Companhia Independente de Afonso Cláudio; o 9º Batalhão da PM, em Cachoeiro de Itapemirim; o 3º Batalhão da PM, em Alegre e foi Diretor Adjunto de Apoio Logístico e Diretor de Inteligência da Corporação, até assumir o comando geral da PMES em janeiro de 2011.

Estado Presente

O foco do Programa Estado Presente é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.

Com o programa, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade – na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas –, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.

Nova ação em Vila Velha

Nesta quarta-feira (12) será a vez da comunidade de Jabaeté, na região da Grande Terra Vermelha - formada pelos bairros Morada da Barra, João Goulart, Normília da Cunha, 23 de Maio, Ulysses Guimarães, Barramares, Cidade da Barra, São Conrado, Riviera da Barra, Terra Vermelha e Jabaeté - em Vila Velha, receber o Programa Estado Presente.

O evento começará às 9 horas na Avenida B, s/n, em Jabaeté, com acesso a partir da Escola Mario Gurgel, em Terra Vermeha. Até as 16 horas, moradores da comunidade terão acesso a serviços como emissão de documentos, atendimento médico, orientação jurídica, corte de cabelo, entre outros.

Assessoria de Comunicação da PMES
Coronel Antônio Augusto da Silva