Governo do Estado do Espírito Santo
09/04/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h05

Solenidade marca comemoração dos 177 anos da Polícia Militar do Espírito Santo

A Polícia Militar celebrou na noite dessa terça-feira (10) seus 177 anos de história no Espírito Santo. A data exata da fundação da PMES é 6 de abril 1835.

Estiveram presentes no evento o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, prefeitos e demais autoridades, o comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Ronalt Willian de Oliveira, comandantes de Batalhões e Companhias de todo o Estado, oficiais da corporação e seus familiares.

A cerimônia foi realizada no Quartel do Comando Geral (QCG) da corporação, em Maruípe, Vitória, e contou com oficiais não só da PM de todo o Estado, mas de outras corporações, como integrantes do Exército, da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícias Federal e Civil, além de autoridades da área de segurança pública local e nacional.

O vice-governador frisou que a Polícia Militar tem um papel de protagonista no planejamento de segurança pública do Governo. “A instituição é digna de grande reconhecimento e profundo respeito por parte dos capixabas, além de ser estratégica, sobretudo, na prevenção e combate ao crime. O Executivo Estadual está pronto para adquirir o que for necessário para que os policiais possam cumprir seu trabalho, que é de continuar a transmitir o sentimento de segurança para os moradores de todo o Estado”, salientou.

Givaldo Vieira afirmou também que, por meio do programa estrutural de combate à criminalidade e promoção da cidadania Estado Presente, o Governo tem investido em tecnologia, equipamentos e no reforço do efetivo policial.

“Este ano o governador Renato Casagrande já realizou a entrega de viaturas modernizadas, disponibilizou cursos de aperfeiçoamento e autorizou concurso público para mais 1.100 policiais militares. A gestão estadual tem como prioridade reverter a curva de crescimento do efetivo da corporação e otimizar a presença da polícia nas áreas mais vulneráveis”, finalizou.

Na solenidade, o secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, e mais oito pessoas foram premiados com o título de amigos da PMES.

“Uma instituição de 177 anos tem algo sólido e muito arraigado. A Polícia Militar do Espírito Santo está ligada com o Estado e os dois trabalham em conjunto pela população capixaba”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado, que também ressaltou os investimentos feitos na PMES e na segurança do povo capixaba.

O comandante da PMES, Ronalt Willian, reafirmou o trabalho realizado pela corporação. “Nossa luta tem sido árdua, de Norte a Sul do Estado, agindo incessantemente no combate a todas as formas de criminalidade. O Espírito Santo é um lugar de gente trabalhadora e honrada e por isso a Polícia Militar atua sempre lutando pela segurança de sua população”, concluiu.

Na solenidade, o segundo sargento Clóvis Mário Moraes, da 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM – Vila Velha – foi homenageado como o destaque operacional da corporação, em 2011.
O policial militar que está há 29 anos na corporação diz que receber o prêmio como destaque operacional dá a “sensação de dever cumprido”.

“Estou feliz com esta homenagem. Isso é resultado de um trabalho constante, diário. Trabalho em radiopatrulha e na rua lidamos com situações inesperadas. Faltam dez meses para eu me aposentar e não poderia receber um prêmio tão especial como esse”, disse o segundo sargento.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard