"Desde criança sonhava em ser policial militar. Agora meu sonho foi concretizado e tenho certeza que terei um bom treinamento para atuar na segurança pública do nosso Estado”, disse Bruno Firme Pereira, de 21 anos, que passou em primeiro lugar no concurso para soldado combatente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Nesta quarta-feira (13), foi realizada uma solenidade de abertura dos cursos que irão formar 117 alunos soldados e 34 alunos oficiais. O evento aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da corporação, em Cariacica.
A solenidade contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Ronalt Willian de Oliveira e do subcomandante, geral, Dejanir Braz Pereira da Silva, do secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, e de demais autoridades civis e militares.
O comandante do CFA, tenente coronel Márcio Celante afirma que os militares serão bem preparados para que ofereçam um serviço de segurança pública com qualidade à sociedade capixaba. “A capacitação será importante para que os alunos possam oferecer um serviço de qualidade à sociedade capixaba. Para isso, eles terão uma rotina intensa de estudos e formação policial. Os desafios serão muitos, mas valerá a pena o esforço e a dedicação de cada um”, concluiu.
Jéssica Fagundes Cesariano é uma das dez mulheres que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Filha de militar, ela diz que a expectativa para os estudos é grande. “Sempre quis ser militar e as minhas expectativas são as melhores possíveis. Tenho certeza que vamos receber um excelente treinamento por parte dos instrutores”, disse.
O comandante geral recebeu os alunos com boas vindas. “A segurança do nosso Estado precisa de nós e a PMES conta com cada um de vocês. Nosso lema é servir e proteger a sociedade capixaba”, disse aos alunos.
Treinamento
O treinamento terá início nesta segunda-feira (18). Os alunos oficiais passarão por atividade intensa, desenvolvida ao longo de três anos, uma carga horária total de 3.706 horas/aula. Durante o curso de formação, disciplinas como Direitos Humanos, Psicologia Social, Ética e Cidadania, Sociologia do Crime e da Violência, Direito Penal e Processual Penal, Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Crise, Legislação Policial e instrução de tiros, entre outras, serão desenvolvidas. Os alunos oficiais aprenderão técnicas operacionais e ocuparão cargos de comando na corporação, ocupando a patente de aspirante. O curso será encerrado no final de 2014.
Os alunos soldados passarão por um treinamento durante todo ano de 2012, com carga horária de 1.060 horas/aula. O treinamento é encerrado com atividade prática de policiamento a pé. A previsão é que esses militares passem por esse estágio para a Operação Verão, que será iniciada em dezembro deste ano.
A estrutura curricular para o Curso de Formação de Soldado (CFsd) está distribuída de acordo com áreas temáticas, que são as seguintes: Sistema de Segurança Pública, Polícia Comunitária Interativa, Legislação, Gerenciamento de Crise, Direitos Humanos na Atividade Policial, Técnicas policiais, Armamento Policial, Defesa Pessoal, Tiro Policial, entre outras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br