O policiamento realizado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Guarapari, com abrangência até ao município de Anchieta, vem apresentando resultados satisfatórios na preservação do Meio Ambiente, através de intervenções nos crimes ambientais.
O policiamento ambiental teve grande aceitabilidade pela sociedade civil, empresas privadas e instituições voltadas à preservação do Meio Ambiente. O objetivo do BPMA é reduzir de forma considerável as demandas relativas aos crimes ambientais, principalmente desmatamento e aterro em manguezais, além de outros crimes ambientais previstos na Lei 9605/98.
Somente no mês de junho de 2012 foram atendidas quatro ocorrências de desmatamento entre Guarapari e Anchieta, sendo comum o desmatamento para instalação de loteamento irregular. No total foram desmatados 3,5 hectares de mata nativa e a penalidade varia conforme a descrição da área de preservação (APP ou Unidade de Conservação).
Segundo informou o capitão Marcelo Mattos, comandante da 1ª Companhia do BPMA, "a partir do mês de julho, haverá operações conjuntas com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA) e Secretaria do Meio Ambiente de Guarapari".
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8715
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br