Governo do Estado do Espírito Santo
12/05/2013 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 10h46

Semana do Trânsito Consciente em Linhares termina nesta segunda (13)


Na noite desta segunda-feira (13), acontece o encerramento da segunda edição da campanha educativa de segurança no trânsito de Linhares, com a palestra do Delegado Fabiano Contarato, Chefe da Delegacia de Crimes de Trânsito. O evento é aberto ao público e será realizado às 18h30, no Teatro da Faculdade Pitágoras, Bairro Araçá.

Com o slogan "Linharense consciente, Trânsito sem acidente”, a campanha teve início no último dia 06 e contou com várias ações educativas ao longo da semana, com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância da educação no trânsito para redução dos índices de acidentes no trânsito de Linhares.

Policiais militares do 12º Batalhão atuaram nas ações de panfletagem em pontos estratégicos da cidade, orientando e alertando pedestres, motoristas e motociclistas para um trânsito mais responsável. A programação da Semana do Trânsito Consciente em Linhares, também contou com Seminário de Segurança Pública e de Trânsito, distribuição de brindes e a realização de uma carreata no sábado (11), que teve a participação de um grupo de ciclistas local, percorrendo vários bairros da cidade.

Além da conscientização para um trânsito mais humano, a campanha também traz um enfoque sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro. Assim, é possível envolver vários segmentos da sociedade para um momento de análise e discussão sobre ações e atitudes diárias que priorizam a vida e ajudam a reduzir os altos índices de acidentes no trânsito.

No primeiro trimestre de 2013, já foram registrados 488 acidentes de trânsito do município, com duas vítimas fatais e 277 pessoas feridas. Com relação aos motociclistas as estatísticas apontam que em janeiro, dos 133 acidentes de trânsito registrados em Linhares, 41 deles envolveram motociclistas. No mês de fevereiro foram contabilizados 161 acidentes, desses 61 envolviam motos. Já no mês de março foram registradas 194 ocorrências de trânsito, desse total, 59 foram com motociclistas.

Durante todo o ano de 2012, a Seção de Trânsito do 12° BPM contabilizou 1.996 acidentes de trânsito em Linhares, com 15 vítimas fatais e 764 pessoas feridas. Também foram confeccionados 5.426 Autos de Infração de Trânsito, além da apreensão de 2.076 veículos com documentação irregular e o recolhimento de 300 Carteiras de Habilitação por diversos motivos, como carteira vencida, embriaguez ao volante, etc.

As principais causas dos acidentes de trânsito continuam sendo: a combinação de bebida alcoólica e direção, excesso de velocidade, desrespeito às sinalizações, a falta da utilização do cinto de segurança e do capacete, além da insistência por parte dos pedestres em atravessar ruas e avenidas fora da faixa de segurança.

De acordo com o responsável pela Seção de Trânsito do 12° Batalhão, Sargento João Batista Nogueira Gomes, com a intensificação das abordagens diárias a Polícia Militar tem trabalhado incessantemente nas principais causas dos acidentes de trânsito ocorridos no perímetro urbano de Linhares, a imprudência e o excesso de velocidade.

“As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância do uso do cinto de segurança, do uso do capacete, da não ingestão de bebidas alcoólicas se forem dirigir e do respeito à faixa de pedestres. Infelizmente, muitos motoristas, motociclistas e pedestres não seguem essas orientações, por isso, a realização de campanhas como essa são importantes para relembrar a todos as regras e as orientações para uma boa convivência no trânsito” ressaltou o Sargento Nogueira.

A campanha é uma iniciativa da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, DETRAN, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Conselho Interativo de Segurança de Linhares (CONSEL), Lions Clube e empresas de Seguros.


Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel João Henrique de Castro Cunha
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Dalila Travaglia / Christiano Mattos
Tels.(27) 9607-2978 / 8802-3326 / 3636-1573
E-mail: co

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard