08/02/2012 22h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h59

Segurança no Desfile das Escolas de Samba de Vitória será reforçada com 520 policiais militares

Polícia Militar do Espírito Santo vai reforçar o policiamento ostensivo durante os três dias do desfile das Escolas de Samba Capixabas no Sambão do Povo, em Vitória. Ao todo, 520 militares estarão no local a pé, em viaturas e a cavalo para garantir a segurança e a ordem pública às pessoas que estarão presentes para participar do evento.

O desfile será realizado ao longo da Avenida Dário Lourenço de Souza, no Bairro Mário Cypreste, nesta quinta-feira (09), sexta (10) e sábado (11).

O evento começa às 21 horas e termina 2 horas no primeiro dia. No segundo e terceiro dia, das 22 às 6 horas.

Durante todo o desfile a Polícia Militar estará presente com policiais do 1º Batalhão, da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM).

De acordo com o major Aleksandro Assis, subcomandante do 1º BPM, oito viaturas ficarão em pontos fixos dentro e nas imediações do evento, como por exemplo, na Avenida Dário Lourenço de Souza, onde ocorrerá o desfile. “Os foliões e os turistas poderão acionar a Polícia Militar nesses locais em casos de emergências”. O major ressalta que o 190 poderá ser acionado durante 24 horas.

Os policiais da ROTAM farão o patrulhamento nas ruas e becos em torno do Sambão do Povo e nos bairros próximos. Já os policiais da Cavalaria atuarão nas proximidades do desfile, bem como ao redor da Rodoviária de Vitória, Região da “Matinha”, Avenida Elias Miguel, Avenida Santo Antônio e becos de acesso, quando possível o patrulhamento.

Policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan) também farão reforço no policiamento nos dias do desfile, com 120 policiais em 25 viaturas, que ficarão posicionados em 11 pontos distintos em Vitória e Vila Velha, nas proximidades do evento.

De acordo com o comandante do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do Batalhão, capitão Anderson Scotá, o objetivo do BPTran será fiscalizar embriaguez ao volante.
“A intenção é abordar condutores que estiverem chegando e saindo do evento. Vamos checar a documentação do veículo, do condutor e as condições físicas do motorista. Serão abordados todos os tipos de veículos que passarem pelos locais das fiscalizações”, assegurou o capitão Scotá.

Os policiais do BPTRan também usarão os celulares smartphones para checagem dos dados dos condutores e dos veículos, tais como: restrição de furto/roubo, licenciamento vencido, indicação de clonagem, CNH suspensa ou cassada, e mandados de prisão em aberto.

A Polícia Militar vai atuar também em conjunto com a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria de Segurança Urbana. A prefeitura instalou 15 câmeras de monitoramento no local do desfile, sendo 13 fixas e duas móveis. As imagens serão monitoradas em tempo real numa Central da prefeitura.

“Através dessa parceria, vamos utilizar a tecnologia para otimizar o emprego e a ação do policiamento. Sendo visualizado algum fato suspeito, o policiamento do local será informado via rádio, pelo sistema de radiocomunicação digital”, ressaltou o major Assis.

Dicas de segurança

Evitar ostentar objetos de valor, como joias, câmeras fotográficas, celulares;

Portar sempre documento de identificação;

Aqueles que puderem evitar se deslocar em veículos próprios em função de possível congestionamento no trânsito e dificuldade de estacionamento no local;

Mas quem não tiver outra alternativa, a determinação é não ingerir bebida alcóolica antes de pegar a direção.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento