Policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM) passaram esta semana por uma atualização de todos os procedimentos operacionais da unidade. Este é o segundo ano que esta Unidade especializada da Polícia Militar realiza a referida atualização. Segundo o Cap Renato Cristelo de Moraes, Chefe do Setor de Planejamento da Unidade, a ideia é realizar a atualização anualmente, visando sempre manter o policial bem preparado para o serviço.
Dentro do propósito da Rotam de atualização dos militares estão envolvidas as técnicas de abordagem, o tiro policial, análise de ocorrências, estudos de casos de ocorrências de maior complexidade, estudos de ações policiais no contexto dos princípios constitucionais e obediência as normas vigentes no país.
Os militares da unidade foram convocados em sua totalidade para participarem dessa atualização, pois, é de fundamental importância que todos estejam com o mesmo nível de conhecimento para atuarem no serviço operacional do batalhão, só assim será possível desenvolver um trabalho melhor para a instituição, e, principalmente para a sociedade.
Dentro da atualização que está em andamento no momento, o foco principal têm sido a abordagem ao uso de armamentos não letais como a pistola elétrica Spark e o espargidor de espuma de pimenta, contudo todas as demais técnicas de uso de armamentos e abordagens têm sido passadas para os militares como forma de atualizar seus conhecimentos. Ao armamento não letal tem sido dada maior ênfase, pois são materiais que estão sendo lentamente introduzidos na corporação e necessitam de uma atenção especial quanto ao seu perfeito e eficaz uso tanto com relação às técnicas como as táticas, evitando-se assim possíveis acidentes.
A ideia central da atualização segundo informou o Cap Cristelo é manter o policial que serve na Rotam sempre muito bem preparado para agir nas mais variadas situações, sejam elas rotineiras e simples até ocorrências de grande complexidade que exijam o máximo do militar envolvido na atividade operacional. O Capitão ainda complementou que “à Polícia Militar são dadas as missões mais espinhosas e que requerem sempre dedicação e esforços complementares, contudo, não podemos nos esquivar de nossas obrigações, e, para que possamos reduzir ao mínimo a possibilidade de erro é que mantemos nossos militares sempre atualizados das técnicas mais modernas e atuais na área de Segurança Pública”.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação PMES
Coronel Dejair Lopes
Tel. 27 - 3636-8718 / 3636-8717
E-mail: secretaria.pm5@pm.es.gov.br
Christiano Mattos
Tels.(27) 9901-9862 / 9700- 7962 / 3636-1573
E-mail: comunicapmes@gmail.com