09/05/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h25

ROTAM completa dois anos neste sábado (14)

A Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM) completa dois anos no próximo dia 14. Para comemorar a data, será realizada uma solenidade militar nesta quinta-feira (12), às 10 horas, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, Vitória. No evento estarão presentes o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Lima, o secretário Extraordinário de Ações Estratégicas, André Garcia e representantes de associações militares.

Como parte das comemorações, jogos internos da unidade estão sendo realizados desde o dia 09, e seguem até esta quarta-feira (11) no Ginásio do QCG e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA). No dia da solenidade também haverá a apresentação do Hino da ROTAM e serão homenageados seus destaques operacionais do 2º, 3º e 4º trimestres de 2010 e 1º trimestre de 2011.

Com um efetivo de 153 policiais militares, em dois anos de atuação a unidade apreendeu 6.767 munições e 520 armas de diversos calibres, além de 493 quilos de maconha, 30 quilos de cocaína e 139 quilos de crack. Atualmente a unidade funciona no Quartel do Comando Geral da PMES.

Histórico

A ROTAM é uma unidade especializada da Polícia Militar do Espírito Santo, com atuação em todo o Estado, criada em 14 de maio de 2009. Na ocasião 40 policiais militares, lotados no Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), foram treinados e realizaram o primeiro serviço da unidade. Era a estruturação da Companhia de Patrulhamento Tático Motorizado (CPTM), com abrangência em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.

No dia 20 de julho de 2009, o então comandante geral da PMES, coronel PM Oberacy Emmerich Júnior, reuniu no auditório do CPOM, os oficiais que seriam responsáveis pela elaboração do projeto de uma Unidade de Patrulhamento Tático Motorizado, junto com o efetivo da CPTM e remanescentes dos Grupos de Apoio Operacional (GAO) dos Batalhões da Grande Vitória.

Com a sanção da Lei Complementar nº 533, de 28 de dezembro de 2009, as condições necessárias para a criação jurídica do batalhão foram atendidas. O Decreto nº 2.476-R, de 26 de fevereiro de 2010, regulamentou a organização básica da PMES e estabeleceu que a Rotam é uma Unidade Operacional com competência para realizar a polícia ostensiva e preservação da ordem pública pela modalidade de patrulhamento tático motorizado.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva