Governo do Estado do Espírito Santo
05/08/2012 21h00 - Atualizado em 18/05/2018 09h32

Regimento de Polícia Montada faz operações em Serra


O Regimento de Polícia Montada (RPMont), da Polícia Militar, vem fazendo operações para aumentar a sensação de segurança da população da Grande Vitória. Diariamente, diversas operações a cavalo estão sendo desenvolvidas para evitar a prática de crimes, em especial nas regiões do Estado Presente. Nesta segunda-feira (06), o policiamento a cavalo foi intensificado por 30 militares nos Bairros Jardim Carapina e Central Carapina, ambos no município de Serra.

De acordo com o chefe do setor de planejamento operacional do RPMont, capitão Sidney Celante, os locais das operações são definidos levando em consideração o mapa do crime e buscando levar mais tranquilidade à população. Desde o começo do ano já foram realizadas mais de 400 operações.

“A definição dos locais é feita nas reuniões semanais no Comando de Polícia Ostensiva Especializada (CPOE). Com o planejamento, a PM consegue empregar suas Unidades Especializadas nos locais mais sensíveis da Grande Vitória e do interior”, comentou o oficial.

O comandante do Regimento de Policia Montada (RPMont), tenente coronel Márcio Eugênio Sartório, destaca a importância do policiamento a cavalo ao frisar a ostensividade desse processo de policiamento.

“O policial a cavalo fica bem mais ostensivo onde atua devido à imponência dos animais utilizados pela PM, por isso vem sendo empregado na maior parte das regiões com elevados índices criminais para inibir a prática delituosa”, destacou o comandante.

Durante esta semana, o RPMont atuará em regiões específicas na cidade de Serra. A operação “Cavalaria em Defesa da Vida” vai reforçar o efetivo policial em duas áreas sensíveis do município e terá a participação de militares do 6º Batalhão e do Batalhão de Polícia de Trânsito. Para o comandante do RPMont, o emprego operacional dos militares é prioridade.

“Seja no policiamento em locais de alto risco, seja nos eventos esportivos ou culturais de grande concentração de pessoas, seja na Grande Vitória ou no interior do Estado, a aplicação do militar na atividade operacional é o principal objetivo da cavalaria”, frisou.

Além da participação do RPMont nos locais apontados pelo mapa do crime, o policiamento montado também atua preventivamente nos eventos com grande aglomeração de pessoas, como nos shows musicais, praças desportivas e nas festas no interior do Estado. “Nessas ocasiões, o policial a cavalo consegue patrulhar uma área considerável e inibir, principalmente, os crimes contra o patrimônio, em especial furto e roubo contra pessoa e veículos”, finalizou Sartório.

Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social da PMES
Coronel Glauco Carminat Rodrigues.
Telefones: (27) 3636-8715.
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de Imprensa: Sandra Dalton/ Christiano Mattos.
(27) 9901-9862 / 3

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard