07/06/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h39

Projeto Polícia Militar Saudável do 6º BPM comemora resultados

Na próxima terça-feira (14), o 6º Batalhão da Polícia Militar, localizado na Serra, oferece um almoço, balanceado, em comemoração aos resultados alcançados no primeiro ano de funcionamento do Projeto Polícia Militar Saudável (PRO-PM’s).

Em março de 2010 o programa sistematizado de treinamento físico foi implantado no 6º Batalhão, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos policiais militares envolvidos. A média alcançada foi de 11 quilos a menos, uma vitória para os policiais militares que participaram do projeto.

Para um diagnóstico preciso da tropa foram feitas avaliações física, nutricional e de aptidão física de acordo com parâmetros internacionais de saúde. O Projeto Polícia Militar Saudável (PRO-PM’s) teve início com a participação de 32 policiais.

O PRO-PM’s busca mudar os hábitos de vida do militar, promover a saúde e prevenir doenças ligadas à síndrome metabólica, como obesidade, hipertensão e diabetes. Durante todo o ano, foram feitas avaliações periódicas das medidas dos participantes como: relação cintura/ quadril, peso, altura, comparativo de dobras cutâneas e cálculo do índice de massa corporal (IMC).

O projeto é desenvolvido no Parque da Cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, que disponibiliza instrutores de educação física, nutricionista e atendimento médico. Os treinamentos são desenvolvidos nas manhãs de terça e quinta-feira, com duração de aproximadamente 1h30. Durante esse período são trabalhadas qualidades físicas como: aeróbia, anaeróbia, força, equilíbrio e flexibilidade.

“Além dos benefícios físicos, a atividade em conjunto ajuda a diminuir o estresse e, consequentemente, reduz o número de afastamentos e atestados médicos devido a problemas de saúde. Outra conquista importante foi vê-los aprovados no teste de aptidão física (TAF), que é pré-requisito para promoção na carreira militar”, disse a sargento PM Jocélia, coordenadora militar do programa.

Para participar do PRO-PM’s, o militar do 6º Batalhão deve procurar a P/3 e falar com o responsável. A partir daí, são feitas as avaliações para se adaptar a um programa de atividade física específica para o militar interessado.

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva