Governo do Estado do Espírito Santo
05/05/2011 21h00 - Atualizado em 13/04/2018 16h25

Programa de resistência às drogas da PM envolve 590 crianças em Cariacica

Durante as próximas 10 semanas, 590 crianças de três escolas do bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, serão atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em áreas do Território de Paz.

Foram contemplados para participar do Proerd em Nova Rosa da Penha alunos das escolas EEEFM Zaíra Manhães de Andrade, EEEF Mariúza Secchin e EEEF Saturnino Rangel Mauro. Ao final do curso, os estudantes participarão de uma solenidade de formatura e receberão um certificado de conclusão.

A aula inaugural do programa foi realizada nesta quinta-feira (05), na quadra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zaíra Manhães de Andrade. Participaram do evento o tenente coronel Jailson Miranda, coordenador estadual do Proerd e da Polícia Interativa, o tenente coronel Lamaison Luiz da Silva, comandante do 7º Batalhão da PM (Cariacica), o diretor da Escola Zaíra Manhães de Andrade, Glauber Silveira da Silva, e a coordenadora de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Educação de Viana, Antônia Benedita da Silva de Ávila.

As aulas serão ministradas uma vez por semana pelos soldados Karine Furtado Zeferino, Ted Candeias Silva e Thalita Maria Ferreira Jubim, que foram capacitados como instrutores no ano de 2010. Durante as aulas, os estudantes recebem um manual e orientações para evitar o envolvimento com as drogas.

“A gente avalia que o curso é como uma vacina. Aplicamos a primeira dose para prevenir o acesso dos estudantes com a droga. Em Viana, já estamos atendendo 565 alunos de cinco bairros há cinco anos, e conseguimos reduzir os índices de entrada no mundo das drogas. Para isto, também contamos com a participação dos pais, orientando seus filhos em casa”, observou o soldado Alex Sandro Bertulani, responsável pela aplicação do Proerd no 7º BPM.

O tenente coronel Miranda falou sobre a aula inaugural desta quinta-feira (5): “Para a Polícia Militar, o mais importante foi ouvir dos diretores de escolas e representantes da comunidade que a polícia, através da filosofia de policiamento interativo aplicada nos territórios de Paz, tem trazido tranquilidade à comunidade escolar e moradores dos bairros abrangidos. Isto é um bom começo de resgate da autoridade do estado em locais de vulnerabilidade social”.

Reunião

Na próxima terça-feira (10), será realizada uma reunião geral com os oficiais e praças dos Territórios de Paz, no auditório do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM). Durante o encontro, serão discutidos vários assuntos, dentre eles, a prestação de contas por meio do Sistema de Governança Operacional e dos trabalhos e aplicação do Proerd nos Territórios de Paz.

Projeto

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education – que surgiu em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 e atualmente tem como público alunos de quarta e sexta séries, além de seus pais.
O projeto é uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, educadores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, atuando na prevenção e orientação para redução do uso de drogas e da violência.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Antônio Augusto da Silva
Tel.: 3224-5613 / 9961-0211 / 9901-9862
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard